TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, dezembro 25, 2008

As incríveis possibilidades da engenharia genética

A CIÊNCIA PODERÁ NO FUTURO DIMINUIR NÚMERO DE BOTOCUDOS?

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia obteve, pela primeira vez, autênticas células-tronco embrionárias em ratos, informou nesta e a revista Cell.

A descoberta permitirá que os cientistas criem modelos animais mais eficazes para o estudo de uma ampla gama de doenças humanas, afirmou a pesquisa.

Este trabalho aproxima os cientistas da criação de animais geneticamente modificados para que não tenham um ou mais genes a fim de que sirvam na pesquisa biomédica.

A observação do que acontece com os animais quando se suprimem genes específicos permite que os pesquisadores identifiquem a função desse gene e se está vinculado a um mal específico. (Leia MAIS).

MEU COMENTÁRIO: tenho certeza que num futuro de médio prazo a ciência conseguirá explicar e, mais adiante, evitar uma variada gama de moléstias que atacam os seres humanos.

A partir daí, com toda a certeza será possível explicar as causas que fazem com que a maioria dos humanos possua cérebro botocudo. A identificação desse deletério desvio no curso da evolução da espécie e a possibilidade de evitá-lo determinaria uma sociedade completamente diferente desta que conhecemos.

As preocupações de hoje, pela acintosa presença dos botocudos, serão apenas objeto de estudos arqueológicos.

Oxalá pudesse viver até lá para ver confirmada esta minha hipótese, que suscito pelo simples exercício reflexivo, por mera intuição.

Não creio que os cientistas, especialmente aqueles que estão nos grandes laboratórios lêem blogs. E muito menos este aqui que se ocupa mais do cotidiano da política e o trivial variado dasocorrências botocudas.

Está aí entretanto a minha hipótese a ser confirmada. Muito apreciaria se um cientista pudesse dizer algo aqui no blog sobre o que estou comentando, isto é, se o meu pressentimento encontra algum tipo de embasamento e viabilidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vale a pena assistir ao filme "Gataca, uma experiência genética", que trata desse tema e dos curiosos dilemas sociais e morais dele resultantes.

Anônimo disse...

a pergunta é: você acha que passaria pelo crivo de uma sociedade que escolhesse os "espécimes" que a formariam?