TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, dezembro 13, 2008

EQUADOR APLICA O CALOTE DA MORATÓRIA

O presidente do Equador, Rafael Correa, declarou nesta sexta-feira moratória na dívida externa do país, logo após a decisão de não pagar o cupom de 30,6 milhões de dólares do seu Bônus Global 2012, que venceria na segunda-feira.

Correa justificou sua atitude dizendo que uma auditoria do governo mostrou que 3,8 bilhões de dólares em títulos da dívida externa apresentam indícios de ilegalidade e ilegitimidade em sua renegociação.

"Dei a ordem para que não sejam pagos os juros, então o país está em falta, em moratória de sua dívida externa", disse Correa na cidade de Guayaquil. Contudo, o presidente afirmou que está disposto a apresentar um plano de reestruturação aos credores do país pois nem todos os pedaços da dívida seriam ilegais.

O presidente assegurou que está preparado para enfrentar as reivindicações internacionais que sua decisão irá provocar e que irá assumir "a responsabilidade" das conseqüências de seu ato.

A dívida pública equatoriana se aproxima de 10 bilhões de dólares, o equivalente a 19% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

A moratória coincide com um momento difícil para a economia equatoriana, que começou a sentir os efeitos da recessão mundial com a queda de sua renda petroleira - com a qual financia 40% do orçamento estatal - e das remessas. (Do site da revista Veja).

Um comentário:

Anônimo disse...

Para aprender a jogar xadrex você precisa de parceiros a sua altura ou melhores do que você, do contrário é você que estará ensinando os outros!!!
O Brasil não pode querer aprender xadrez com esses países da América Latina que não merecem a menor consideração. O Brasil precisa entender que não é possível um país de dimensões continentais ficar perdendo tempo com o atraso de vida latino americano.