TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, dezembro 26, 2008

A GRANDE FARRA COM O IMPOSTO SINDICAL

FORAM R$ 61 MILHÕES RETIRADOS DOS TRABALHADORES

Compra de um prédio, aluguel de salas, pagamento de dívidas, reembolso de viagens, custeio de congressos, remuneração de companheiros e uma sardinhada contra o aumento dos juros em frente ao Banco Central. Essas foram algumas das finalidades encontradas pelas centrais sindicais para aplicar os R$ 61 milhões recebidos do governo federal neste ano.

Reconhecidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 31 de março, as seis centrais ganharam, além do status legal, uma parcela no bolo do que é arrecadado anualmente com o imposto sindical - valor equivalente a um dia de trabalho por ano, descontado do empregado.

Esse dinheiro é hoje a principal fonte de recursos das centrais, que recebem ainda mensalidade dos sindicatos filiados.

Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) ficam com 10% do total, mesmo valor que recebe o Ministério do Trabalho e Emprego.

A legalização das entidades e a transferência dos recursos sempre provocaram polêmica. Uma ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada pelo DEM, questiona a lei que garantiu o reconhecimento e a divisão do bolo do imposto.

Além disso, quando sancionou a lei, o presidente vetou o artigo que obrigava as centrais a prestarem contas ao Tribunal de Contas da União (TCU). Mesmo assim, o tribunal afirma que a decisão de Lula não tem valor legal e que vai acompanhar a aplicação dos recursos, mas só quando provocado. (Leia MAIS)

2 comentários:

Anônimo disse...

Os petistas são realmente os maiores hipócritas que existem. Em público eles sempre são contra esse imposto, porque, segundo eles, isso é fruto do fascismo (E é mesmo!!!). Mas quanto o assunto vai a votação no congresso, como aconteceu recentemente, são os primeiros a se posicionarem a favor do imposto sindical, porque é com esse dinheiro que os incompetentes vão vivendo. É esse imposto que sustenta os pelegos sem vergonha!!!.

Anônimo disse...

Bom dia, Aluízio Fogo nos Botocudos Amorim!
Como o mal não descansa, é preciso ficarmos vigilantes sempre. Se deixarmos os botocudos passarem pelo portão, eles com certeza pisarão por sobre as flores do nosso jardim!
Essa é a minha mensagem, talvez um pouco fria, porém não menos realista dessa era em que vivemos: a Era da Imbecilidade Botocuda. Que o Grande Criador do Universo tenha um pouco de piedade de nós nesse enigmático ano de 2009!
Ah! E tenho um pedido a lhe fazer tambem: você linka o meu Blog. Então, peço-lhe que corrija o endereço, uma vez que dei uma reformulada no template dele, ok?
O endereço correto é: http://renamdiaz.blogspot.com
PS: Como moro em Florianópolis/SC, certamente quando o Reinaldo Azevedo aqui lançar o seu livro O País dos Petralhas na Livraria Catarinense do Beira-Mar Shopping, nos encontraremos na "Confraria do Chapéu". Será com certeza um dos eventos literários do ano na cidade.
Grande abraço e Feliz 2009 com muita saúde, amor e...Fogo nos Botocudos, ora bolas!