COMO SE UTILIZA A IMPRENSA PARA ENGANAR OS BRASILEIROS
O preço do barril de petróleo está despencando. De cerca de 150 dólares que custava antes da crise financeira, caiu nesta terça-feira para 39 dólares. A Folha de São Paulo traz hoje uma matéria com o Sérgio Gabrielli, sindicalista presidente da Petrobras.
Ele conta uma história comprida para dizer, lá no meio, que não dá para antever quando cairá o preço da gasolina, se cair. Pelo contrário, anuncia que os “preços internacionais” da gasolina irão aumentar (?).
Agora há pouco, vejo no site do Estadão aquele tipo de matéria de encomenda, em despacho da BBC Brasil, cuja redação está infestada de jornalistas de aluguel, os comedores de caraminguás governamentais.
E o que diz esta matéria que está no site do Estadão? Em forma de perguntas e respostas, procura convencer os leitores de que o preço do petróleo subirá e que por isso a Petrossauro não pode baixar os preços do produto.
Não há um miserável jornal da grande imprensa nacional capaz de fazer uma matéria especial sobre essa vagabundagem, essa exploração indevida, esse saque contra a economia popular patrocinado pela Petrossauro em conluio com o fantástico cartel de donos de postos de gasolina que age em todo o Brasil.
Contra essa vagabundagem não existe Polícia Federal, Protógenes, Ministério Público, nada. Cadê a Operação Cartel? Nada!
A Petrossauro, presidida por um professor universitário sindicalista da CUT, que entende tanto de petróleo quanto eu de literatura muçulmana, permanece intocável e pasmem, com problemas de caixa. Imaginem uma estatal que detém o monopólio na área petrolífera estar mal de grana?
O Estadão, outrora baluarte da luta pela liberdade, hoje é um veículo de comunicação agachado. Principalmente depois que começou a fazer parte do governo Lula, já que o Ministro Miguel Jorge, do Desenvolvimento é jornalista e faz parte do Conselho do Estadão.
Num dia sai uma matéria na Folha com o presidente da estatal dizendo que a gasolina vai subir de preço. No outro, em outro grande jornal, uma matéria da BBC Brasil para conferir isenção à informação e corroborar as afirmações de Gabrieli, entenderam?
É o jornalismo sabujo não sua mais alta e desabusada expressão.
terça-feira, dezembro 23, 2008
A MENTIRA DO PREÇO DA GASOLINA
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)

6 comentários:
Ler jornal no Brasil é uma tortura infindável.
Na verdade a imprensa acabou. Vivemos tempos de neonazismo disfarçado de social democracia.
Dá nojo
Já há mais de um mês que o BC, todo santo dia, solta notícias e estatísticas sobre o crédito. Como se essas explicações fossem do interesse da população. Saber que o Cr édito consignado cresceu 0,1@ em novembro é uma notícia de enorme relevância, não é?
O que significa isso? Estão querendo se justificar perante a crise? Ela é uma triste realidade, e peneira não tampa a luz solar.
Até em Cuba a gasolina baixou (podem ver o post de 20-12 em http://desdecuba.com/generaciony/).
Aqui nada e seguimos pastando neste imenso verde-amarelo, ruminando nossas agruras e não movimentando uma palham a não ser pelo futebol...
Aluizio, se tu queres conhecer um pouco da "tolerante" religião muçulmana, visita e lê este site do Silas, um cara porreta que compara os ensinamentos do Alcorão com os da Bíblia e dos Evangelhos cristãos...
Tu vais ficar bem ilustrado - e bem vacinado contra essa seita medieval e truculenta!
É preciso deixar de lado essa tendência "politicamente correta" de ficar passando a mão em cachorro louco...
O link é:
http://www.answering-islam.org/Silas/index.htm
Aluízio
É triste olhar a decadência do Estadão, está ocorrendo o mesmo que aconteceu no Rio com o JB.
O Estadão hoje não estáa mais nas mãos dos Mesquitas, parece que quem controla o jornal é um pool de bancos liderado pelo Safra, como os bancos são quem mais ganha dinheiro hoje no país, eu imagino que seja difícil eles terem interesse em contrariar o governo.
Depois o pessoal estranho a queda ou manutenção da tiragem dos jornais, mas com está credibilidade você esperaria o que?
Nos EUA os jornais não tem mais credibilidade alguma, estão todos quebrando e a internet ganhando cada vez mais adeptos. Hoje jovem só se informa pela internet, só os quarentões como eu continuam a ler jornal por gostar da sensação de ter os jornais nas mãos e achar que isto facilita a leitura.
Mas mesmo no meu caso já está ocorrendo mudanças, deixei de assinar a folha e mantenho por enquanto a assinatura do estado(com minúsculo mesmo), porém cada dia leio mais por entretenimento, assuntos sérios eu leio no seu site, do Reinaldo azevedo, no mídia sem máscara e etc.
A única pena é que a TV no momento ainda não sofreu a mesma queda dos jornais e continua a manipular a opinão pública.
Poém na medida em que a nova geração for chegando, a força da internet pode mudar isto, dai porque querem a título de combater a pornografia controlar a internet.
O preço da gasolina não pode baixar senão a Petrossauro não terá como bancar as mordomias da "cumpanherada", as polpudas gratificações, os 14º e 15º salários, etc. Simples assim...
Postar um comentário