TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, dezembro 08, 2008

SERRA DISPARA NA LIDERANÇA PARA 2010

MAS O DATAFOLHA INCLUI NANICOS NA PESQUISA. VADE RETRO!

Vejam o resultado da pesquisa DataFolha que é manchete da edição desta segunda-feira da Folha de São Paulo.

Eu só não entendo a razão que leva o DataFolha a incluir os nanicos Ciro Gomes e Heloísa Helena como candidatos competitivos. Igualmente, também deveria ficar de fora o playboy (que coisa mais antiga...hehehe) mineiro.

Pelo que tudo indica, José Serra vai levar esta eleição. E, na próxima, será a vez de Gilberto Kassab. A não ser que os tucanos cometam uma tremenda bobagem.

A aliança PSDB/DEM deverá, ainda, contar com uma expressiva parcela do PMDB que rachará, sinalizando o surgimento de um novo quadro partidário com o fim dos nanicos.

Tchau, petralhas.

Eis a matéria da Folha na íntegra:

O governador paulista José Serra (PSDB) reforçou sua condição de candidato favorito à sucessão presidencial em 2010 após as eleições municipais nas quais reelegeu Gilberto Kassab prefeito de São Paulo, consolidando sua aliança com o DEM.

A menos de dois anos da eleição, Serra lidera com taxas que variam de 36% a 47%, conforme o cenário.

O segundo colocado, o deputado Ciro Gomes (PSB), caiu de cinco a seis pontos percentuais, enquanto a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), subiu cinco pontos e varia hoje de 7% a 12%.

A ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) manteve-se estável.No cenário 1, Serra subiu de 38% para 41%, enquanto Ciro caiu de 20% para 15%.

Heloísa Helena manteve seus 14%, e Dilma subiu de 3% para 8%.O governador mineiro Aécio Neves (PSDB) -que, com certa dificuldade, conseguiu eleger Marcio Lacerda (PSB) para a Prefeitura de Belo Horizonte- também melhorou um pouco seu desempenho: ele oscilou de 15% para 17% no cenário em que aparece como candidato do PSDB -ainda está atrás de Ciro (25%), mas aparece empatado com Heloísa Helena (19%).

Quando Ciro é retirado da disputa, Serra chega a alcançar 47%, contra 17% de Heloísa e 10% de Dilma; se Aécio é o candidato do PSDB, Heloísa assume a liderança com 27%, contra 23% do governador mineiro e 12% da ministra da Casa Civil.

Por fim, no cenário em que tanto Serra quanto Aécio são apresentados como candidatos (no mês passado o PMDB convidou o governador mineiro a se filiar ao partido), Serra lidera com 36%, com Ciro (14%), Heloísa (13%) e Aécio (12%) embolados em segundo.

Dilma aparece mais atrás, com 7%.Serra lidera em todas as regiões, mas tem seu melhor desempenho no Sudeste (no qual chega aos 50% dos votos no cenário sem Ciro) e no Norte/ Centro-Oeste (onde obtém 47% no cenário sem Ciro).

Aécio vai bem no Sudeste -atinge 33% na simulação sem Ciro.Ciro é mais forte no Nordeste (onde alcança 34% quando Serra não é candidato), região em que Heloísa Helena também se destaca (chega a 35% quando disputa contra Aécio e Dilma).

A intenção de voto em Serra diminui conforme aumenta a escolaridade -o oposto do que ocorre com Aécio e Dilma.

O perfil dos eleitores da ministra da Casa Civil ainda é muito diferente da base política que elegeu Lula, o que sugere que hoje a maioria da população ignora que o presidente tem defendido sua candidatura em 2010.

Apesar disso, na pesquisa espontânea Dilma já aparece com 2% -o mesmo percentual de Geraldo Alckmin (PSDB), que, dois anos atrás, teve 39% dos votos no segundo turno da eleição presidencial. Lula tem 25% de menções espontâneas, seguido de Serra com 6% e Aécio com 4%. Ciro Gomes, Heloísa Helena e Fernando Henrique Cardoso aparecem com 1%.

Eleições passadas
Nas últimas eleições presidenciais, o candidato que liderava as pesquisas dois anos antes do pleito em geral teve êxito, embora Lula, que liderava as pesquisas em 1992, tenha perdido em 1994.

Em dezembro de 1996 a emenda da reeleição ainda não tinha sido aprovada, mas 38% dos eleitores apoiavam a recondução de Fernando Henrique Cardoso ao cargo em 1998 (que venceu com 53% no 1º turno).

Em dezembro de 2000, Lula liderava as pesquisas com 26% a 30% das intenções de voto, enquanto Serra tinha 6%. Em 2002, Lula venceu o tucano por 61% a 39% no 2º turno.

Em 2004, o apoio a Lula variava de 41% a 45%. Ele venceu Alckmin por 61% a 39% no 2º turno.

O Datafolha ouviu 3.486 pessoas com 16 anos ou mais em 180 municípios do país. A margem de erro máxima da pesquisa é de dois pontos percentuais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sabe o que me enoja, Aluizio? É a imposição de p.e. colocarem a dilma roussef como candidata com 12% de intenções de voto.
Será que alguém ilustrado, em sã consciência engole essa enganação?
Qual a intenção, nem tão oculta assim, da folha? Puxar o saco do pelego-mor? Vergonha, isso é o que é!

Anônimo disse...

Ao povo Panes et circences!!!

Mal termina uma eleição a imprensa começa o seu trabalho de manter o povão ocupado com pesquisas e mais pesquisas. Tem pesquisa para todos os gostos é só pedir e informar qual o resultado desejado!!!

tunico disse...

Deus te ouça, Aluízio, Deus te ouça...

Anônimo disse...

Aécio não é candidato.Vê se consegue pensar como mineiro !