PENSAM QUE VÃO ATRAIR CAPITAL EXTERNO? VERÃO O QUE É BOM!
O Comitê de Política Monetária (Copom) reavaliou os rumos de sua política monetária, em meio à crise financeira internacional e à expectativa de desaquecimento mais forte da economia global, e realizou o maior corte da taxa básica de juros (Selic) em cinco anos.
A redução foi de 1 ponto porcentual, acima das expectativas do mercado que esperava um corte de 0,75 ponto porcentual do País. Com a redução, a Selic caiu para 12,75% ao ano.
A decisão do Copom foi dividida. Cinco membros do Comitê votaram por um corte de 1 ponto porcentual e três em favor de um corte de 0,75 ponto. "Avaliando as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, neste momento, reduzir a taxa Selic para 12,75% ao ano sem viés por cinco votos a favor e três votos pela redução da taxa Selic em 0,75 ponto.
Com isso, o Comitê inicia um processo de flexibilização da política monetária realizando de imediato parte relevante do movimento da taxa básica de juros, sem prejuízo para o cumprimento da meta de inflação", diz o comunicado divulgado ao final da reunião.
A taxa Selic estava em 13,75% desde 10 de setembro de 2008. Essa é a primeira queda do juro desde setembro de 2007. Naquela ocasião, a taxa caiu de 11,50% para 11,25% ao ano. A última redução do juro de um ponto porcentual aconteceu há mais de cinco anos, em dezembro de 2003, quando a taxa Selic caiu de 17,5% para 16,5%.
MEU COMENTÁRIO: Palhaçada. O Brasil continua sendo o país com a maior taxa de juros do planeta. Esse corte de 1% não significa absolutamente nada. Enquanto isso os preços vão subindo adoidado, os salários mantêm-se congelados por conta de uma correção pífia e o consumo vai se retrair de forma vigorosa. O resultado será desemprego em massa, quebradeira geral. Salve-se quem puder.
Os banqueiros continuarão atochando. Remuneram com menos de 1% a poupança e cobram no cheque especial quase 10%.
Isto não existe em nenhum país do mundo. Suspeito que nem mesmo no Paraguai.
Algum economista aí para dar uma opinião?
quarta-feira, janeiro 21, 2009
BRASIL CONTINUA COM A MAIOR TAXA DE JUROS
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
1/21/2009 08:15:00 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Pois é Aluizio. Pior é ver o BNDES "emprestando" o dinheiro do FGTS para as empresas que se diziam "bem administradas". E para um empreendedor, não há.
Culpar os bancos e jogo de cena e cortina de fumaca. Os juros altos sao consequencia da propria estrutura economica do pais e o maior culpado e governo ineficiente e perdulario.
O resto e bla bla bla pra enganar trouxa.
Postar um comentário