TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, janeiro 28, 2009

SINISTRA BOLHA SUBPRIME BOTOCUDA AMEAÇA

Com a largada da campanha eleitoral à presidência da República, afinal, o pleito ocorre no final do próximo ano, verifica-se a tendência à gastança do grupo que está no poder. Em todos os países do mundo desenvolvido a orgia dos empréstimos foi cortada, mas aqui no Brasil continua sendo incentivada.

Nos países ricos, os juros foram decepados, aqui continuam com as maiores taxas do mundo.


Enquanto lá fora prevalece a educação para a poupança, com a preparação de um colchão de liquidez para amortecer a crise que não é de brincadeira, aqui os empréstimos de longo prazo para a compra de veículos continuam sem parar.

Ontem lia que o volume de inadimplentes estaria aumentando. Mas é justamente a inadimplência que serve de justificativa para os bancos continuarem a praticar altas taxas de juros.


Nos jornais de ontem esta era a alegação da Febraban. Hoje um porta-voz da entidade corre aos veículos de comunicação para dizer que a inadimplência não ameaça virar uma bolha subprime, como ocorreu nos Estados Unidos com a orgia dos empréstimos imobiliários.

Ontem, quando fui à concessionária da GM levar o meu carro para a revisão, conversei com os vendedores. Estavam eufóricos. Mostraram-me uma planilha provando que o movimento estava a mil por hora. Tudo normalizado e crédito fácil à disposição.

Como disse, essa época pré-eleitoral, se não for conduzida com a devida precaução é bem possível que esteja sendo inflada, ao contrário do que apregoam o governo petralha e seus sequazes, uma fantástica bolha subprime botocuda.

Não há um miserável parlamentar da oposição que seja capaz de levantar esta questão.

3 comentários:

Anônimo disse...

Incentivar a gastança faz parte do jeitinho petralha de não deixar a sagrada arrecadação cair.
Sugar o bolso do povo é a maior prioridade desses ma-ll-acos e isto se comprova diante do cerco incessante ao controle das finanças do didadão.
Enquanto isso, uma massa de ignorantes nem piscam o olho diante das novelas e de um Big Brother de 3º mundo.

Anônimo disse...

BOMBA"!!! BOMBA!!!

mais uma semana... e Hussein Obama sairá da Casa Branca por fraudar a constituição americana!!

NOVAS informações sobre Hussein Obama... no site da Dra. Orly Taitz

http://drorly.blogspot.com/

Marcelo S. Willett

Anônimo disse...

Tá tudo errado.
A única solução é as empresas lucrarem VENDENDO A PRODUÇÃO. É baixar os custos de produção: reduzir impostos EFETIVAMENTE.

O preço que o governo cobra para deixar as pessoas trabalharem e produzirem para trocar está alto demais.
Os que vivem do governo (do que ele TOMA sob ameaça de mal ainda mmaior) querem consumir sem uma contra partida equânime (não é regulada pelo mercado - interações espontaneas - já que o que prevalece onde há governo é o Poder coercitivo do governo, diga-se a mera VONTADE dos pulhas que controlam a FORÇA, o Poder expropriativo, opressivo e coercitivo).
É lógico que disso resulta merda.
...CUISP! ...CUISP!

As empresas que não auferem lucros suficientes são forçadas a se prostituirem na politicagem para sobreviverem. Porém, como não é póssivel consumir mais do que se produz, a coisa acaba em ditas crises.

Não há mágica no mercado: A ilusão de hoje é crise amanhã.

Abs
C. Mouro