TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, março 31, 2009

JUDEUS: UM POVO LABORIOSO E DEMOCRÁTICO

Veja aqui neste vídeo um resumo da saga dos judeus até a formação do Estado de Israel há 60 anos. Milhares de judeus morreram assassinados pelos nazistas alemães e enfrentaram inimigos poderosos para conseguir formar a sua Nação.

Num ponto do planeta completamente inóspito, com cerca de 30% de suas terras desérticas, os colonos judeus pioneiros fincaram ali as bases do Estado de Israel, hoje exemplo para o mundo de país democrático, tão democrático e multicultural que aceita a existência até mesmo de um partido político árabe.

Em 60 nos, os judeus construiram uma potência econômica e democrática, embora nessas seis décadas de vida do país, seu povo judeu continua sendo atacado permanentemente e deforma covarde e traiçoeira pelos seus inimigos, cuja meta é destruir Israel.

Ora, se os judeus dominassem o mundo, os meios de comunicação e as finanças, como é propalado pelos antissemitas, sua condição de vida seria muito diferente, não?

Peguei a dica deste vídeo lá no site Beth-Shalom (Casa da Paz), com link permanente na coluna ao lado e que recomendo que visitem.

E o que mais admiro nos judeus, que são na maioria muito religiosos (eu não sou) é que o judaísmo não tem qualquer viés de fanatismo. Judeus não fazem catequese e não tentam cooptar ninguém para que professe as suas crenças. Aqueles que por ventura pretendem adotar o judaísmo como a sua religião terão inclusive que cumprir um rigoroso rito de iniciação.

Faço a postagem deste vídeo nesta data em homenagem a Israel que, a partir de hoje passa a ter um novo governo liderado pelo premier Benjamin Netanyahu (veja post mais abaixo).

2 comentários:

jânio disse...

Assista "Exodus" de Otto Preminger, de 1960, com Paul Newman.
Depois me conta.

Aluizio Amorim disse...

Jânio,
vio o filme na época pós-lançamento, quando os filmes chegavam bem depois aqui em Santa Catarina. Mas vou tentar rever, pois já deve ter em DVD.
Grato.