TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, março 11, 2009

QUE VENHA A CRISE E DESTRUA O BANANÃO

A divulgação da forte retração da economia brasileira no último trimestre de 2008, de 3,6% na comparação com o trimestre anterior, fez ruir o discurso oficial segundo o qual o Brasil seria um dos países menos afetados pela crise econômica global.Se considerado apenas o período de outubro a dezembro, a reviravolta sofrida pelo país foi uma das mais agudas do planeta.

Levantamento feito pela Folha com 37 países aponta que apenas 5 -Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia, Indonésia e Estônia- afundaram tão ou mais rapidamente que o Brasil na onda recessiva detonada a partir de setembro.

"Eu estou convencido de que o Brasil sofrerá menos do que qualquer outro país a crise econômica surgida nos Estados Unidos", dizia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 10 de outubro. Em dezembro, o ministro Guido Mantega (Fazenda) ainda dizia esperar um crescimento "em torno de 3% a 3,5%" no último trimestre, na comparação com o mesmo período de 2007 -a taxa, porém, não passou de 1,3%, em uma economia que até então crescia a um ritmo de 6,8%.

Esse ritmo vigoroso da economia brasileira pré-crise ajuda a explicar por que o PIB aqui teve retração mais forte que nas outras grandes economias.

Enquanto a expansão ganhava ritmo no país, com alta do PIB em 12 trimestres consecutivos, os EUA, por exemplo, já viviam recessão desde dezembro de 2007. A parada aqui, por causa do ritmo mais intenso, acabou sendo mais forte também. (Assinante da Folha de S. Paulo lê MAIS)

MEU COMENTÁRIO: essa história de queda na Selic é para boi dormir. O Copon reúne-se hoje. E daí? A rigor, o único efeito sentido será na diminuição da remuneração dos bancos em relação aos investimentos de correntistas, principalmente os pequenos poupadores.

Hoje ouvia de um economista em entrevista à rádio CBN que o corte de 1% na Selic representa cerca de qualquer coisa em torno de R$ 7 milhões de economia para o governo.

E podem até mesmo zerar a Selic que os juros ao consumidor não caem, enquanto o dinheiro tomado pelos bancos é remunerado a menos de 1%, no caso dos CDBs e menos ainda no que respeita à poupança.

Em compensação, experimente a utilizar o cheque especial cujos juros que chegam em média perto de 200% ao ano. Cartões de crédito chegam a cobrar 13% ao mês.

Esse propalado crescimento que a economia brasileira vinha apresentando é furado. Trata-se de um fantástica mentira petralha. Basta indagar: então cadê essa "gordura" acumulada?

A coisa só não será pior porque a economia brasileira é fracote. Cerca de 90% da população brasileira não tem muito o que perder. Os salários continuam baixíssimos e a correção salarial anual é mentirosa, já que se vive uma inflação reprimida a custa de um torniquete monetário expressado pela agiotagem institucionalizada.

No mais, esses economistas de meia-tigela, geralmente puxa-sacos do governo, que vão se roçar nas ostras.

A economia é uma disciplina que não serve para nada. Tanto é que as faculdades de economia são as menos procuradas pelos estudantes. Não é ciência; não é nada. É lixo. Se fecharem esses cursos será, aí sim, uma economia para a Nação.

Que venha a crise e destrua completamente o lixo ocidental.

Resumindo: estamos nas mãos de uma quadrilha. E esses jornalistas engomadinhos de economia não passam de uns bobalhões e cujo emblema é o borboletinha da Globo News. Lixo.

Vade retro, escrotos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu sempre costumo dizer que esses "especialistas" das mais diversas áreas que gostam de emitir palpites a respeito de tudo, são, na verdade, o produto de um desaranjo intestinal feito dentro de um bacio de privada.

Se eles soubessem tudo o que eles pensam que sabem, eles seriam milionários e não meros palpiteiros de jornais, revistas, etc.

Anônimo disse...

Ao mesmo tempo em que o governo investe 12,34 bilhões de reais na formação de indolentes, reduz em 30% o numero de jovens para o serviço militar.

Um em cada quatro brasileiros recebe o bolsa família sem obrigação de apresentar contrapartida e as que existem, o governo não fiscaliza, investindo no ócio e na indolência, quebrando o moral, o amor próprio e o orgulho de uma gigantesca população. Estes, jamais servirão para defender a pátria em caso de necessidade, corrompidos que foram pelo suborno eleitoreiro e o péssimo vicio da inatividade.

Por outro lado, muitos jovens que poderiam aprender sobre organização, hierarquia e disciplina entre outras coisas e, com isso poder vislumbrar uma profissão e um futuro melhor, afastando-se do sedutor atalho do crime, também não serão preparados para a defesa da pátria e, sem perspectivas de emprego, ficaram à mercê das drogas e do crime organizado.

Até aí, não é de estranhar, pois cumpre à risca o programa da esquerda no poder, mas, acontecer isto com a participação dos comandantes militares, sob alegação de crise financeira global, é no mínimo ridículo e temerário.

Quem são esses comandantes que não se comportam como militares?

LIBERTAS QUAE SERA TAMEN

Anônimo disse...

e alem do mais, esses numeros são apresentados por esse governo incompetente, mentiroso, e manipulador.Quem diz que esses numeros não sãoi maiores.Lembra que em 2004 eles alteraram o calculo do PIB




ps faça uma pesquiza via internet perguntando quem acredita nos numeros apresentados por esse governo. Mudou o IPEA quando esse apresentava numeris que não interesava.

Anônimo disse...

CIDADÃOS BRASILEIROS, DE PÉ! Doc. nº53 – 2009

Este documento é uma tentativa de despertar em todos aqueles que nos recebem a consciência de que OU NOS UNIMOS OU SEREMOS ESMAGADOS pelos inimigos do BRASIL.

O GRUPO GUARARAPES remete, por documento, mais de 7.000 e-mails para brasileiros de todos os recantos do País, ou até no exterior. Somos, atualmente, 2199 CIDADÃOS BRASILEIROS que lutam pela defesa da DEMOCRACIA, combatem a corrupção, batalham pela Integridade Nacional (vide Amazônia), pelo engrandecimento de nossas Forças Armadas e por um Brasil mais justo e solidário.

O GRUPO GUARARAPES, quando fala em CIDADÃO, não faz diferença entre preto, branco, índio, quilombola, mulato, nisei, católico, protestante, espírita, que vista a bata da Justiça, a farda do militar, o jaleco do médico, o capacete do engenheiro, de sexo, etc. CIDADÃO para o GRUPO GUARARAPES é o brasileiro que cumpre com os seus deveres e respeita os direitos dos outros. O estudante que estuda, o homem que ama sua família, a mulher mãe amantíssima, o político honesto e responsável legisla em benefício do povo, o juiz que aplica a lei, o administrador que defende o dinheiro público, o motorista que cumpre as leis do trânsito, etc., são CIDADÃOS que merecem todo o respeito da sociedade.

O GRUPO GUARARAPES combate os pretensos donos da verdade. Que assim agem mas convivem com a mentira, e que são os direitistas e esquerdistas seguidores de HITLER e de STALIN. O Grupo combate aqueles que querem impor suas ideias pelo grito, pelo palavrão, pela intimidação e pela mentira. O VERDADEIRO CIDADÃO BRASILEIRO é um democrata e que não vive olhando pelo retrovisor da história e mentindo para o povo brasileiro. Para ele a grandeza se encontra no presente e no futuro.

O GRUPO GUARARAPES procura unir os bons brasileiros que se agrupam em torno da BANDEIRA NACIONAL – a verde, amarela, azul e branca. Bandeiras vermelhas, pretas ou de outras cores não representam o BRASIL. O vermelho é sangue é terror, é tirania; o preto é morte, é desespero, é negação de vida.

O GRUPO GUARARAPES prega o diálogo, e combate a força a serviço do mal, o terrorismo, a mentira, o roubo, a falta de caráter. Ama os heróis nacionais e combate todo aquele que quer transformar o BRASIL numa ditadura socialista-comunista ou a que for, como essa que aí está mandando e desmandando, a serviço de um Poder espúrio,. A desserviço da Democracia.

O GRUPO GUARARAPES tem certeza de que a maior força de uma DEMOCRACIA se encontra na JUSTIÇA. Sem Justiça marchamos para o caos.

A BASE DA JUSTIÇA SE ENCONTRA NA VERDADE. Um País de mentirosos só encontra caminhos para o desastre, para a derrota, para a degradação.

A VERDADE SERÁ A GRANDE FORÇA QUE NOS UNIRÁ E MOVERÁ PARA SALVARMOS O BRASIL – PARA FAZÊ-LO E MANTÊ-LO INDEPENDENTE E FELIZ.

CIDADÃOS BRASILEIROS, DE PÉ, NA DEFESA DA VERDADE! PELO BRASIL!

GRUPO GUARARAPES
GEN TORRES DE MELO – Coordenador