TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, abril 11, 2009

CÂMARA OUVIRÁ MARTINS SOBRE ROYALTIES

O diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Victor Martins, e sua mulher e sócia na Análise Consultoria, Josenia Bourguignon Seabra, serão convidados a comparecer à Comissão de Minas e Energia da Câmara (CME) na semana que vem, para falar sobre irregularidades na partilha de royalties de petróleo.

A CME tem pressa em ouvi-los, mas terá que fazer um acerto de agenda com os convidados, porque só tem poder para convocar ministros de Estado. A data exata da audiência terá de ser definida de comum acordo, nos próximos dias.

A iniciativa do convite ao diretor partiu da oposição - o autor do requerimento é o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), mas teve o apoio dos aliados do governo na CME.


O segundo requerimento aprovado, para ouvir Josenia, foi proposto por Alexandre Santos (PMDB-RJ). Um dirigente do PMDB explica que os governistas da comissão farão o "papel de governo" neste caso, mas adverte que, nem por isto, Martins e sua mulher terão uma "tropa de choque" para defendê-los no plenário.

Como o mandato de Martins, que é irmão do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Franklin Martins, terminará em pouco mais de dois meses e não poderá ser renovado, a preocupação maior do governo é não alimentar a ideia de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da ANP no Senado.


Na Câmara, onde conta com maioria folgada, não há temor de que uma CPI seja aprovada pelo plenário. Mas, em tempos de crise no Congresso, em que denúncias em série envolvem ora deputados, ora senadores, governistas experientes já apostam em uma CPI da ANP no Senado. Lá, a maioria governista é bem mais frágil. (Leia MAIS)

Nenhum comentário: