A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou ontem que os surtos de gripe suína no México e nos Estados Unidos, que já mataram ao menos 20 pessoas, têm o potencial de causar uma pandemia.
Em coletiva ontem, a diretora geral da entidade, Margaret Chan, afirmou que a nova cepa H1N1 ainda é pouco conhecida e a situação está evoluindo rapidamente. "Mas não podemos dizer, com base nas atuais evidências laboratoriais, epidemiológicas e clínicas, se isso (a pandemia) vai acontecer ou não", disse Margaret.
Uma pandemia se caracteriza pela disseminação de uma doença em várias partes do mundo e não apenas numa região, como a epidemia. Segundo a OMS, as vacinas atuais são ineficazes para imunizar contra a doença, mas o remédio antiviral oseltamivir (comercializado pela Roche, como Tamiflu) demonstrou ser efetivo no tratamento.
No entanto, as autoridades não sabem como a epidemia começou. Os principais sintomas são febre repentina superior a 39 graus, tosse, irritação dos olhos, coriza, dor de cabeça, nos músculos e nas articulações. (Leia MAIS)
domingo, abril 26, 2009
GRIPE SUÍNA PODE VIRAR UMA PANDEMIA
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
4/26/2009 01:37:00 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
A gripe suína já entrou com tudo no Brasil. No Palácio do Planalto, por exemplo, tá todo mundo infectado pela gripe petralha, ou melhor suína.
Postar um comentário