TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, abril 24, 2009

LUGO, O ESQUERDISTA, QUE VIROU UMA PIADA

Os escândalos do presidente paraguaio, Fernando Lugo, mui amigo de Lula e seus petralhas, encabeçam as manchetes, motivam piadas de todo tipo e até servem para uma campanha governamental de paternidade responsável.

Até uma canção em ritmo tropical se tornou muito popular, cujo refrão é "Lugo tem coração, mas não usou camisinha", diz o refrão da música que circula na internet, como mostra o vídeo acima que já corre o mundo.

Três mulheres declararam publicamente ter tido filhos com Lugo, duas delas antes que ele abandonasse a batina para se dedicar à política. O presidente reconheceu uma das crianças, que desde quinta-feira passada leva seu sobrenome, e deixou os outros casos nas mãos da Justiça.

Analistas acham pouco provável que o assunto acabe com o governo, embora muitos paraguaios se sintam ludibriados por esse político que era considerado moralmente inatacável e que ergueu a bandeira da honestidade em sua trajetória até o poder.

A imagem de Lugo como governante "honrado" caiu de 64 para 48 por cento, segundo pesquisa divulgada na semana passada.

A advogada de uma ONG que trabalha com mulheres violentadas disse que Lugo é culpado de "abandono material" de uma das crianças. Sua mãe, Benigna Leguizamón, é uma humilde vendedora de detergentes que mora numa pequena casa de madeira e mantém quatro filhos, já que o marido está doente e acamado.

O diário Popular usou uma expressão em guarani para ilustrar o enfado da população. "O povo 'ikueraima' (está cansado)! Vamos ver se aparecem todas juntas de uma vez", foi o título sobre a foto da terceira mulher que diz ter tido um filho de Lugo.

"Espero que o presidente Lugo reconheça de uma vez todos os seus filhos, se houver mais (...), e que pelo menos saiba administrar a crise do seu governo, sem ficar numa posição de dúvida", disse o presidente do Congresso, Enrique González, do partido direitista Unace. (Leia MAIS)

6 comentários:

flávia disse...

Muito bom esse vídeo,e parece que vai aparecer mais prole do bispo garanhão....quem sabe ele não quer fundar uma nova Igreja?Mas o que esperar?No Paraguai até o bispo é falso,affe!

Anônimo disse...

Para quem tenha um pouquinho a mais de discernimento do que a média, todo esquerdista é uma piada.

Anônimo disse...

Para quem tenha um pouquinho a mais de discernimento do que a média, todo esquerdista é uma piada.

Alexandre, The Great disse...

Naquelas terras guaranis, até o padre é "paraguaio", ou mais apropriadamente, "pairaguaio".

O povo que vota em elementos dessa estirpe, segundo definição de um amigo: "só não relincha porque têm beiço curto".

Atha disse...

Será que Bispo gosta de Viagra? Parece que gostam.

Mulheres que dizem ter filho de Lugo criam uma união no Paraguai.
Presidente paraguaio assumiu um dos filhos publicamente. Mudança ministerial também transforma Lugo em alvo de críticas.

Em meio a charges e piadas criadas, Damiana Morán, a terceira mulher a denunciar que tem um filho com Fernando Lugo disse que foi criado uma comissão para acompanhar os supostos casos de paternidade. E mais: ela afirmou que o ex-bispo e atual presidente do Paraguai é pai de, ao menos, seis crianças, apesar de somente três terem vindo a público.

"Formamos um grupo de trabalho para administrar todos os casos de paternidade (relacionados a Lugo). Até o momento, já temos notícia de que existem seis casos", disse Damiana em entrevista coletiva.

Ela explicou que a idéia de formar o grupo surgiu em conversas com responsáveis da Secretaria da Infância e da Adolescência e da Secretaria da Mulher.

Segundo Damiana, as encarregadas das duas secretarias, Liz Torres e Gloria Rubín, "têm plena consciência sobre a necessidade de se esclarecer tudo para que Lugo possa governar".

Morán, que afirma ter um filho de um ano e quatro meses com Lugo, disse que não vai exigir nada do chefe de Estado, e destacou que o próprio presidente já comunicou, por intermédio de seu advogado, que assumirá a paternidade.

Publicamente, Lugo só admitiu ter tido um filho quando ainda era bispo.

"Nós, as mães, temos que nos unir e não agir separadamente, para evitar um maior desgaste na figura do presidente", disse Damiana, ex-coordenadora da Pastoral Social da Diocese de San Lorenzo.

Damiana Morán, de 39 anos, disse ter iniciado a sua relação com Lugo há cinco anos, e a intensificou durante a campanha eleitoral que levou o ex-bispo à Presidência, em abril de 2008.

"O que posso assegurar é que foi uma grande entrega e que foi uma explosão de sentimentos, e por essas coisas de Deus e da vida, nasce um fruto, que é Juan Pablo", de um ano e quatro meses, contou a mulher ao jornal local "ABC Color".

Atha disse...

Um prezente de prezidenti para Aluizio.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1097256-5602,00-MUSICA+COM+SATIRA+SOBRE+PATERNIDADE+DE+LUGO+VIRA+HIT.html