A Polícia Federal afastou o delegado Protógenes Queiroz de qualquer função na corporação, por tempo indeterminado. A medida foi informada ontem ao delegado, que é alvo de processo disciplinar "em virtude de participação em atividade político-partidária".
É o mais duro revés administrativo já imposto a Protógenes, desde que ele desafiou a cúpula da PF - a quem acusou de boicotar a Operação Satiagraha, investigação que envolve o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, em suposto esquema de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crimes financeiros.
O ato que coloca Protógenes fora de ação - mas sem prejuízo dos vencimentos - é do diretor-geral da PF, delegado Luiz Fernando Corrêa. O enquadramento tem base no artigo 43, inciso 12, da Lei 4.878/65, que dispõe sobre o regime jurídico da instituição.
"Valer-se do cargo com fim, ostensivo ou velado, de obter proveito de natureza político partidária para si ou terceiros." Demissão é a punição mais severa que a lei da PF prevê para esse nível de infração.
Na portaria com a decisão, datada de 9 de abril, Corrêa manda "suspender preventivamente e afastar do exercício do cargo até decisão final do processo administrativo e disciplinar o servidor Protógenes Queiroz".
O afastamento é praxe nesse tipo de demanda. Trata-se de medida automática nos casos em que o funcionário pratica alguma falta de natureza grave. Não significa que o diretor-geral esteja promovendo um ato de perseguição pessoal a Protógenes. (Leia MAIS)
terça-feira, abril 14, 2009
PF AFASTA PROTÓGENES, MAS MANTÉM SALÁRIO
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)

2 comentários:
O funcionalismo público é assim mesmo. Eles aplicam punições rigorosas, tal como essa: ele foi afastado e agora como pena receberá o solário integral por conta do povo.
Certamente esta será também a punição do policial federal que matou uma menina em Ibirama quando voltava bêbado de uma festa em Ituporanga atirando para tudo quanto era lado.
Viva os descendentes da côrte imperial agora denominados de funcionários públicos!!!!
Olá Aluízio, depois de um tempo, meio atarefado, volto aqui pra me manter informado das falcatruagens do país da piada pronta...
dica de notícia... Aqui no RS o MPE está botando abaixo o 'bando'
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a2475504.xml
um GRande abraço
Lucio
Postar um comentário