O Instituto de Infectologia de Emílio Ribas confirmou, neste domingo, 26, a ocorrência da suspeita do primeiro caso de gripe suína no Brasil. Um mexicano com cerca de 30 anos deu entrada no sábado, 25, no hospital com alguns dos sintomas da doença, segundo o médico do Instituto, Edmilson Calore, que examinou a pessoa hoje.
"O paciente apresenta um quadro gripal, mas os exames radiológicos do tórax não sinalizaram algo mais grave. Provavelmente este paciente não está com a gripe suína", explicou o especialista.
Por precaução, o mexicano, cujo nome não pode ser revelado, está isolado na unidade terapia intensiva (UTI) para a realização novos exames. "O paciente deve permanecer mais alguns dias na UTI em razão da epidemiologia do caso", disse Calore. Segundo o médico, o paciente apresentou os sintomas da gripe no Brasil. "Entre a contaminação e o desenvolvimento dos sintomas, transcorre-se certo tempo. Os sintomas apareceram aqui no Brasil", afirmou. (Leia MAIS)
MEU COMENTÁRIO: Este é um caso sério de saúde pública internacional. No mínimo seria o caso de impedir a saída de vôos do México e dos Estados Unidos, pelo menos por um período.
Alguma coisa tem de ser feita imediatamente, caso contrário haverá realmente uma pandemia como nunca houve no mundo, face à velocidade e facilidade do transporte aéreo.
VEJA MAIS:
NY tem confirmação de casos de gripe suína em escola
Governo dos EUA declara emergência de saúde pública no país
OMS tenta elaborar um plano para a gripe suína
Surto de gripe no México e EUA tem potencial de pandemia
OMS declara gripe suína como 'emergência internacional'
Brasil deflagra operação para evitar gripe suína
EUA dizem que é tarde para conter doença no país
Nova cepa de gripe é mistura genética
domingo, abril 26, 2009
PRIMEIRA SUSPEITA DE GRIPE SUÍNA NO BRASIL
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
4/26/2009 05:29:00 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário