Na luta para perder peso, costuma valer tudo: exercícios físicos, dietas rigorosas ou remédios, muitos remédios. A oferta de medicamentos para emagrecer é enorme e qualquer novidade logo consegue adeptos.
No Reino Unido, a pílula Alli, que acaba de chegar às farmácias, alega evitar a absorção de um quarto da gordura dos alimentos ingeridos. Mas a droga tem causado crises de diarreia e gases em quem ingere alimentos muito gordurosos depois de tomá-la.
Mas existe uma opção "natural" eficaz e sem risco de efeito colateral? Pílulas de extratos vegetais, como de laranja-amarga ou algas, são vendidas como "remédios naturais", sem necessidade de receita médica, e são muito procuradas porque parecem uma opção menos agressiva ao corpo. Aí está o problema.
Médicos endocrinologistas se opõem ao uso desses produtos porque faltam pesquisas que comprovem sua eficácia, além de muitos efeitos colaterais que podem surgir. Um deles é o efeito laxante dessas pílulas, que prometem acelerar o metabolismo, fazendo o corpo queimar mais calorias, e reduzir a ingestão de gordura.
Por serem classificadas como suplementos alimentares, e não como remédios, essas cápsulas não precisam de prescrição nem são alvo de uma regulamentação rígida.
Seus rótulos informam que elas devem ser consumidas em associação a tratamentos para perda de peso, com remédios indicados por um profissional e uma dieta balanceada. Ou seja, elas não funcionariam isoladamente para diminuir o peso.
"É como uma pílula para matar a sede", diz Walmir Coutinho, endocrinologista e presidente da Federação Latino-Americana para o Estudo da Obesidade. "Só que, para tomar essa pílula, é necessário tomar um copo de água; ou seja, não é ela que mata a sede." Por isso, muitas vezes elas parecem dar resultado, quando a perda de peso foi causada por uma outra mudança de hábito. (Leia MAIS)
MEU COMENTÁRIO: normalmente tenho postado matérias referentes à alimentação e sobre dietas voltadas a conter ou diminuir a obesidade. Embora não seja obeso, detesto sentir que, de repente, uma roupa torna-se incômoda ao vesti-la, sinalizando que aumentei repentinamente de peso.
E fico pasmo ao ver jovens, principalmente as gatinhas, com aquele sobrepeso que lhes tira a graça e a beleza e as envelhece prematuramente, sem falar no que se refere à sáude e à qualidade de vida que são prejudicadas.
O que eu posso dizer com experiência própria, para auxiliar as pessoas que estão obesas ou começando a ficar gorduchas, é que é possível eliminar a deletéria gordura e a barriga estufada selecionando o tipo de alimento que é ingerido.
Há um bom tempo resolvi testar o seguinte: zero de doces, tortas, sorvetes, chocolates, balas, sobremesas, refrigerantes açucarados, enfim, todos os produtos que levam açúcar em demasia e, também, qualquer tipo de pão e fast-foods, como os deletérios sandubas.
Ao mesmo tempo restringi também o sal eliminando do meu cardápio alimentos muitos salgados, sobretudo, embutidos, como presuntos, lingüiças e salames e a primitiva feijoada. Todos esses embutidos são de carne de porco que é bastante gordurosa.
Passei a valorizar muito as saladas frescas: alface, tomate, rúcula, rabanete, ervilha, pimentão, berinjela, abobrinha (estas últimas grelhadas), cenoura crua, pepino cru.
Diminui consideravelmente a ingestão de arroz e massas em geral, sem eliminá-las.
Carnes apenas grelhadas: peixe, franco, carne de gado. Zero de carne de porco.
A salada deve ser isenta de sal, apenas molho vinagrete e azeite de oliva virgem.
Valorização das frutas: manga, pêra, laranja, mamão, melancia, abacaxi, banana (com moderação) ameixa e outras frutas de estação.
Zero de bebidas alcoólicas, valorizando sucos naturais sem açúcar ou sucos light de boa qualidade. Refrigerantes apenas aqueles que são "diet".
Queijo magro branco com moderação e torradas diet de fibras sem açúcar também com moderação.
A refeição do meio-dia, vegetais e grelhados, deve ser a mesma da noite. Já a ceia pode incluir esporadicamente torradas diet (com moderação), queijo branco e frutas em geral.
Atualmente consumo muito frutas e saladas, mas sempre incluindo uma proteína: carne de gado, franco ou peixe sempre grelhados.
Zero para frituras, salgadinhos, bolachas, paçocas e qualquer tipo de guloseima. Nem mesmo aquela diminuta balinha que eventualmente acompanha o cafezinho.
De preferência use como adoçante para cafés e sucos o Sucralose ou Aspartame que não alteram o sabor do alimento.
Se combinar com tudo isso exercício físico leve, como caminhada diária, melhor ainda.
Os resultados que alcancei foram significativos e os relatei ao meu médico que visito pelo menos umas três vezes por ano para exames de rotina.
Não existem milagres. Toda reeducação alimentar envolve a restrição de alguns alimentos. Na primeira semana você poderá sentir falta daquela sobremesa. Na segunda semana, em torno de 15 dias, você vê que suas roupas já estão um pouquinho mais folgadas e, de certa forma, você já não está tão louco (a) para comer doces e outras porcarias que andam por aí. Você vai ver que é possível fazer tudo isso sem passar um pingo de fome.
A nossa inteligência indica o que devemos fazer. Mas o que nos leva a atingir aquilo que ela preconiza é a força de vontade.
Finalmente uma recomendação fundamental: procure orientação médica de especialista.
TENHA CERTEZA: você pode vencer a maldita obesidade e ter uma vida melhor e de excelente qualidade.
2 comentários:
Alô Aluizio.
Na veia...
Reduzi cinco quilos em dois meses comendo NADA...
isto mesmo:redução brutal de alimentos,principalmente massas e que contenham gorduras.
água de côco para a sede e UMA BOA REFEIÇÃO DIÁRIA.
Só.
Muita caminhada (RÁPIDA) e não esta lenga-lenga de mamute que não resolve nada.
Cada vez que um quilo sumia,dava até para matar saudades de uma bela pizza e uma gelada.
Mas ficava por aí.
Agora uma pausa e manter por uns meses e então NOVO CHOQUE DE GESTÃO ou seria DE INGESTÃO.
Começa temporada de tainha e ninguém é de ferro.
abraços
karlos
Alô aluizio.
O segredo é 1.000 calorias diárias e nada mais,para quem não é atleta.
Proteínas pooooooode.
Esta conta de "especialistas de 2.000-3000 calorias diárias MATA.
abraços
karlos
Postar um comentário