Este vídeo é uma preciosidade, um fantástico show com um time de feras da bossa e do jazz. A música é "Triste", a deliciosa composição de Tom Jobim, que se transformou num standard e já foi gravada pelo mundo afora pelos grandes nomes do jazz.
Trata-se de uma apresentação do Free Jazz Festival 1987. Dominguinhos no acordeon é fabuloso. Considero um dos melhores instrumentistas brasileiros sem favor nenhum. Tem nível de excelência no domínio do intrumento. A banda conta ainda no baixo com o competente Arismar do Espírito Santo, no piano Amilson Godoy; o grande Heraldo do Monte na guitarra e o excelente Dirceu Medeiros na bateria.
Pena que Dominguinhos tenha se dedicado à música nordestina. Gostaria de vê-lo gravando novamente jazz e bossa. Certa feita, num especial de televisão, deu uma palhinha de Tenderly, quando relembrou o tempo em que tocava na noite. Foi a primeira vez que vi Dominguinhos mostrar todo o seu talento longe do triângulo, da zambumba e do primitivo forró .
É lamentável que toda essa qualidade da música brasileira tenha ido embora daqui pela força do destino botocudo da cultura brasileira. E tome forró, sertanejo e pagode. Argh!
Ainda bem que os americanos inventaram o computador, a internet e o Youtube, senão essas coisas ficariam perdidas.
Ave, americanos! Por favor, não caiam na conversa de Obama.
6 comentários:
Bossa Nova não é música brasileira mas música regional. Tem gosto pra tudo até para ouvir música de elevador e não dormir.
Nossa, como o Arismar tava gordo! rsrsrs... e o Heraldo??? sumido ou esquecido? A última notícia que ouvi era a de que ele estava morando aqui na Baixada Santista e mal de saúde. Pois é, caro Aluizio, depois que tudo se transformou na Música Popular Botocuda, tudo mudou... Tem até um desses como vice prefeito nas terras do Apedeuta. Pra ilustrar bem o que você escreveu, dá uma olhada na programação do Montreux Jazz Festival. Só tem uma brasileira e ela não mora por essa plagas... é Flora Purim.
Alô Aluizio.
Não consegui abrir por aqui,mas quem sabe a coisa anda por aí.
COM VOCÊS: DOMINGUINHOS interpreta TENDERLY..
kkk
http://www.cliquemusic.com.br/artistas/artistas.asp?Status=DISCO&Nu_Disco=7974
ou aqui:
http://www.cliquemusic.com.br/br/CliqueRadio3/frameset_player_artista.asp?Nu_Disco=7974&Nu_Fonograma=10
sorte
karlos
"Pena que Dominguinhos tenha se dedicado à música nordestina"(...).
(...)deu uma palhinha de Tenderly, quando relembrou o tempo em que tocava na noite. Foi a primeira vez que vi Dominguinhos mostrar todo o seu talento longe do triângulo, da zambumba e do primitivo forró.(...)
É lamentável que toda essa qualidade da música brasileira tenha ido embora daqui pela força do destino botocudo da cultura brasileira. E tome forró, sertanejo e pagode. Argh!"
Aluízio,
Sou leitora assídua do blog, e, como nordestina(baiana), não fiquei satisfeita com o teor q vc acabou dando ao seu post - ou parte dele.
Veja bem, nem só de triângulo, zabumba e o "primitivo" forró vive a música nordestina.(deixo claro aqui q nem aficcionado ao estilo - forró - eu sou!) Mil desculpas se vc não quis passar isso, mas foi o q entendi de seu post.
Nordeste tem frevo, maracatu e suas variantes, samba, coco, reisados, xote, xaxado, baião, congada dentre muitos outros tipos de música e dança. É uma cultura rica, como qualquer outra existente neste país.
E não, não estou sendo "politicamente correta", passo longe disso. Apenas q fique bem claro q "cultura boa" existe, tanto no norte/nordeste qto no sul, ou em qualquer lugar "destepaíz".
Concluindo:Embora exista assistencialismo(q eu não apóio, muito pelo contrário, sou uma opositora atroz, assim como vc, apesar de ser oriunda desta região), pobreza, miséria, dentre outras coisas, tb ali existe vida cultural, apesar de todos os problemas existentes. Parafraseando uma famosa frase, Nordeste tb é cultura.
Abraços.
;)
Bossa Nova foi a melhor coisa que aconteceu no Brasil em termos de música! Esse vídeo é ótimo. Pena que as novas gerações se mediocrizaram. Pois ela e o jazz são infinitas criativamente.
"Bossa Nova não é música brasileira mas música regional."
magui
Morri de rir. Hilário mesmo!
Postar um comentário