TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, junho 28, 2009

HONDURAS: MILITARES DERRUBAM BOLIVARIANO

Os militares tomaram as ruas da capital Tegucigalpa poucas horas depois que o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, foi detido pelas Forças Armadas na manhã deste domingo (28). Carros blindados e tanques saíram às ruas e aviões sobrevoam a cidade. O embaixador da OEA (Organização dos Estados Americanos) afirmou que não se sabe o paradeiro do presidente, mas Maurício Gomez, uma fonte ligada ao secretário particular do presidente Eduardo Enrique Reina, informou à rede CNN em espanhol que Zelaya está na República da Costa Rica. (Leia MAIS)

MEU COMENTÁRIO: O que está acontecendo em Honduras é uma reação ao populista Manuel Zelaya, amigo de Chávez, que tentou realizar um plebiscito para implantar mais uma ditadura bolivariana na América Latina.

A consulta foi declarada ilegal pelo Congresso, pela Promotoria e pela Justiça, sofre forte oposição das Forças Armadas, da Igreja Católica e até de parte do governista Partido Liberal. O Supremo Tribunal de Honduras considerou o referendo ilegal, e foi apoiado pelo Congresso e pela alta cúpula do Exército hondurenho. Ainda assim, Zelaya continuou teimando em implantar um regime bolivariano em Honduras.

Ora, neste caso o que está havendo em Honduras não é um golpe de Estado, mas uma reação à tentativa de um golpe por parte do presidente nos moldes do que já ocorreu na Venezuela e na Bolívia.

Entretanto, o jornalismo dominando pelo esquerdismo oportunista e fedorento distorce a realidade e fala em golpe de Estado, como se Zelaya, Chávez, Morales etc caterva fossem democráticos.

Quem sabe esse episódio de Honduras seja o começo para a America Latina se livrar desse deletério comunismo botocudo articulado pelo Foro de São Paulo que põe o continente na contramão da história.

7 comentários:

Honório Salgado disse...

Aluizio,

a notícia do golpe em Honduras já ganha o mundo.

Do Corriere della Sera: TEGUCIGALPA (HONDURAS) - Il presidente dell’Honduras, Manuel Zelaya dichiara dai microfoni della catena televisiva latinoamericana Telesur di essere stato «rapito e di essere vittima di un complotto». Si trova adesso in Costa Rica, dove è stato condotto con la forza dai militari; la sua presenza in Costa Rica è confermata dal ministro costaricano della Sicurezza pubblica, signora Janina del Vecchio. Il capo dello stato dell’Honduras, alleato del venezuelano Hugo Chavez, è stato bloccato all’alba dai militari all’interno della sua residenza, poco prima dell’apertura delle urne per il contestato referendum di revisione costituzionale.

Mais aqui: http://www.corriere.it/esteri/09_giugno_28/honduras_colpo_stato_73cf7da4-63e8-11de-baf4-00144f02aabc.shtml

Marcos Pontes disse...

Será a nova moda da política latinoamericana? Vivemos de modas e ciclos, será que viveremos um dejà vú da onda de golpes? Será que a moda bolivariana está no fim, prazo de (in)validade vencido?

Jajá - SP disse...

Parabéns aos militares e ao povo de Honduras pela coragem em deter a implantação de uma ditadura permanente no país. E mandem a ONU a #@%$&*?/#@!

Hans disse...

Mais uma do governo do queniano socialista, espero que seja apenas uma atuação para se desvincular da situação:

Diputados cuestionan postura de EEUU

...

“Yo personalmente estoy sumamente preocupado por la situación actual, considero que ha habido un rompimiento del orden, el único presidente que Estados Unidos reconoce en Honduras es el presidente Zelaya” señaló el diplomático.

En referencia a lo dictado por la Corte Suprema de Justicia, quien determinó que la iniciativa de Zelaya de llevar a cabo una encuesta es ilegal, Lorens dijo que “está bien, pero esa no es la excusa para lo que ha ocurrido, pues un presidente que fue electo por todos, es el presidente de todos, estén de acuerdo o no con él”.


...

http://www.elheraldo.hn/Sintesis/Lo-ultimo/Ediciones/2009/06/28/Noticias/Diputados-cuestionan-postura-de-EEUU

Anônimo disse...

Tomara que as nossas forças armadas prestem atenção e aprendam como se faz para tirar esses comunas do poder. Cedo ou tarde eles terão que agir.

Anônimo disse...

Estão certos os militares de Honduras, cumprem o que manda a Constituição do Estado. Houve ingerência da Venezuela e Nicarágua que enviarm para Honduras seus agitadores profissionais para ajudar no referendo fajuto montado para eternizar Zelaya. Isto foi a gota d'água.

Anônimo disse...

E AQUI NA TERRA DOS BOTOCUDOS MAS ESPERTOS APEDEUTAS, "IMPERADORES" E OUTROS QUETAIS?
QUANDO AS FFAA VÃO GARANTIR A DEMOCRACIA? QUANDO VAI COMEÇAR A FAXINA?
Eduardo.50