TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, julho 17, 2009

AGORA EUA NÃO QUEREM RETORNO DE ZELAYA

Os Estados Unidos se opuseram nesta sexta-feira, 17, a uma nova tentativa de volta a Honduras do presidente deposto José Manuel Zelaya, avaliando que a medida poderia pôr em risco os esforços de mediação liderados pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias. Mais cedo, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou que Zelaya estava pronto para retornar ao país "nas próximas horas."

Uma segunda tentativa de regresso de Zelaya "não seria de grande ajuda", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado americano Robert Wood.


Ele acrescentou que o líder deposto "sabe a posição" de Washington e deve "se comprometer plenamente com esse processo (de mediação), dando-lhe tempo". Zelaya tentou voltar a Honduras há dez dias, uma semana depois de ter sido expulso do país pelas Forças Armadas. Na ocasião, as autoridades hondurenhas bloquearam a pista do aeroporto de Tegucigalpa e seu avião não conseguiu pousar.

Aliados de Zelaya disseram nesta sexta que as negociações que serão realizadas na Costa Rica entre o governo deposto e de facto no sábado podem ser a última chance de evitar um confronto, e talvez uma guerra civil.


O presidente de facto, Roberto Micheletti, disse que Zelaya deve tentar entrar no país cruzando a fronteira florestal da Nicarágua com Honduras, mas o presidente deposto parecida ainda estar na capital nicaraguense nesta sexta-feira. Leia MAIS

MEU COMENTÁRIO: A vacilante diplomacia dos Estados Unidos de Obama, que até agora deu corda para Hugo Chávez et caterva, será um dos principais responsáveis se houver uma guerra civil com derramamento de sangue em Honduras.

Talvez agora seja tarde demais a intervenção americana na crise hondurenha.

Hussein Obama já mostrou a que veio.

5 comentários:

Atha disse...

Esse Babú Manu chamado Zelaya, de Belaya a Bela Aya, por ser chamado assim, é dos chamados Balayo de Bato em Balaio de Gato, que é o que temos hoje.

Em visita oficial à cidade de La Paz, na Bolívia, o presidente da Venezuela Hugo Chávez, simpatizante declarado de Zelaya, disse que o presidente destituído voltaria ao país de origem “nas próximas horas”.

O presidente venezuelano também comentou que “os golpistas devem entregar o governo ao presidente deposto Manuel Zelaya, e nós o apoiamos”. Chávez já havia se referido à volta de Zelaya ao declarar que ele estava "a caminho de Honduras".

Nesta mesma sexta-feira, Roberto Micheletti concedeu uma entrevista à emissora colombiana RCN, na qual declarou estar disposto a renunciar ao próprio cargo “amanhã mesmo”, se isso pudesse impedir o retorno de Manuel Zelaya ao poder.

O atual líder de Honduras também falou não aceitar incluir a possibilidade do retorno do presidente deposto nas negociações que ocorrerão neste fim-de-semana.

De jeito nenhum. Não queremos ficar como os Venezuelanos, os equatorianos e os bolivianos. Queremos um país livre e democrático, declarou Micheletti, após ser questionado sobre um possível retorno de Zelaya.

Se esse senhor desistir de continuar incitando um movimento revoucionário no país, se desistir de voltar, praticamente cedo minha posição. Ao declarar isto, Micheletti está a dizer que não é apegado ao Poder, só não quer o comunismo Chavezo.

Magui disse...

Tudo que os EUA querem é um pretexto para vender arma eis que estão saindo do Iraque, o Iran tem a bomba e os EUA só dão pra trás!!!
OBAMA, o engodo, faria melhor se ficasse nos EUA e começasse a governar.

Alexandre Pedron disse...

Acho que a maioria de nós aqui tinha noção dos erros que o "politicamente correto" Hussein Obama faria quando assumisse a Casa Branca.

Mas vendo ao vivo as cagadas dele é incrível.

Para quem achava que Bush estava depreciando os americanos perante o mundo, olhem agora como ficou...

Atha disse...

Alexandre,

Os americanos não tem mais Eyes for see. Your Eyes is very blach today. Se tirar o "B" de Blach, perde o conceito de blach, e leia Lach de Lat e Light, mas para achincalhar, pruduziram Lanch em Lancha e Lanche para montar na Lancha e lanchar.

Foi chamada de Latina, Latrina, Lanchinha e Lanchinho. Ainda disseram que lati latino latindo, a Catiola Cachola Cachora Cachorra. Isto tudo foi dado para ser repetido por um povão em vão.

Diante de tudo isso, estão todos sebos segos budo mudos e abisurdo surdo. Os Clintons, quem diria, abriram o caminho do Capitólio pro Obama passar e isso é que chamam de democrata. Como democrata temos o Chavez/Lula/Evo/Correa/Cristina argentina e todos surgidos dos chamados "Movimentos", Proletários Armados pro Comunismo (PAC), Comando Vermelho (CV), Primeiro Comando da Capital (PCC), Forças revolucionária da Colombia (FARC).

Ainda tem Movimento dos sem Tella Terra (MST da silva) e muito mais Movimentos que continuam se movimentando e enganando com expressões como Sotial em "Social", Sotietate em Sociedade, Di Leytos em Direitos que os chamam de Bubanos Humanos Womans e assim vai, sem que os ignorantes entendam do que dizem, se passando por outros para não serem percebidos, mas agora começa a aparecer diante dos olhos, é só entender e repudiar, mas sego não encherga.

Atha disse...

Foi Chavez quem mudou a opinião de Obama/Clinton.