TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, julho 22, 2009

QUAL É AFINAL A REPÚBLICA BANANEIRA?

Se o presidente dos Estados Unidos fosse Barack Obama na época, não teria ocorrido a II Grande Guerra que destruiu o nazismo. Obama teria dito, então, que aquele era um problema essencialmente alemão e que teria de ser resolvido pelos próprios alemães, enquanto os judeus eram mortos aos milhares nas câmaras de gás e Hitler expandia seu poder sobre toda a Europa.

Esta é a suposição que se pode fazer face ao comportamento de Obama ante a América Latina, cuja democracia vem sendo pisoteada por tiranetes vagabundos e que, pela primeira vez, são enfrentados firmemente por um pequeno país.

A maior lição de democracia desta feita não parte daquela que já foi a Nação mais importante do mundo, mas de Honduras, um pequeno e pobre país centro-americano que exporta apenas banana e café. Entretanto, o epíteto de “república bananeira”, não pode mais ser um designativo da nação hondurenha.

3 comentários:

claudio disse...

Vendo o que está acontecendo na America Latina, fico pensando se os donos do poder no mundo já não decidiram que o melhor sistema para a região seria um “capimunismo”.
Como explicar o que está acontecendo? Chaves faz o que quer, se transformando rapidamente num ditador. Evo Morales estatiza refinarias estrangeiras e fica por isso mesmo. São descobertos emails e vídeos! Que provam que Rafael Correa recebeu dinheiro dos narcotraficantes e isso também não é problema nenhum. O Bispo Lugo, pai de todos paraguaios, quer quebrar contratos da maior hidrelétrica do mundo e ninguém vê problema algum. Lula apóia as maiores ditaduras pelo mundo a fora, qual o problema? Nenhum. Os exemplos são muitos e não caberiam aqui.
Mas quando um pequeno país resolve respeitar sua constituição, e resiste a esse movimento “bolivariano”, que solapa a democracia, ouve-se uma enorme gritaria de censura ao “golpe militar!!!”. Até os EUA e UE atacam o pequeno país que ousou se rebelar contra essa verdadeira onda comunofacista que assola a região.
Quando olho para o futuro da América Latina vejo nuvens negras.

Magui disse...

Mas os EUA falaram isso o tempo todo.Só entraram pq foram atacados pelos japonas e viram que podiam levar vantagem!

Anônimo disse...

Claudio, o seu raciocínio não está errado, não. Algo parecido com isso é que será usado no futuro, para dominar e controlar a população mundial botocuda, como diz o Aluizio. A palavra socialismo é música para os ouvidos botocudos que se submetem ao regime docilmente mesmo quando castigados. Os testes que já foram feitos no mundo provam isto. Os que não aceitam são minoria e serão tratados como rebeldes. Veja que situação! Sombrio futuro para os nossos descendentes que não portarem o gene da escravidão.
J.Rodrigues