TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, julho 02, 2009

SARNEY NO MEIO DOS MARIMBONDOS DE FOGO


O PT ensaiou, ainda que de mentirinha, dar um chega pra lá em Sarney. Mas nem esse jogo para arquibancada o núcleo de comando petralha dirigido ditatorialmente por Lula tolera.

Sarney passou a ser uma peça do tabuleiro sucessório importante neste momento. Velho de guerra, Sarney é um raposão, já meio descabelado, é verdade, meio combalido pela inclemência irreversível do tempo. Mas enquanto estiver respirando e falando é de fundamental interesse aos petralhas.

Com uma oposição claudicante e tímida, Lula continua pilotando seus 80% de preferência dos botocudos e manda ver. Os petralhas não têm e nunca tiveram qualquer escrúpulo. Vale tudo para a tentativa de permanecer no poder.

Neste momento as denúncias contra o Senado de certa forma esvaziaram a CPI da Petrobras, onde permanece intacta a caixa-preta que amealha os recursos não contabilizados para fazer de uma ex-subversiva comunista e terrorista desconhecida da maioria dos brasileiros a presidente do Brasil.

Se a Oposição quiser detona o esquema de Lula e seus petralhas. Mas o monstrengo da corrupção possui tentáculos de alcance inimaginável...

Talvez seja por isso que José Serra continue apenas twittando na madrugada, proferindo aquelas abobrinhas politicamente corretas em 140 caracteres. Comenta-se que Serra dorme pouco, razão pela qual dedica suas madrugadas insones a manejar o Twitter ou então remunera um de seus amanuenses como ghost-writer.

Conclusão: Lula usa todo o peso da Presidência da República e seu prestígio popular para dar essa sobrevida a José Sarney. Não por lealdade, porque petralhas são desleais desde criancinha. Mas porque isto faz parte da estratégia política do PT. Além do quê Lula e seus sequazes têm medo, muito medo de uma repentina orfandade política, sem o guarda-chuva aconchegante do PMDB.

Lá na frente ainda veremos - se Sarney sair vivo dessa enrascada e avançar mais um pouco no tempo - ser picado pelos seus próprios marimbondos de fogo.

Até porque Lula já admitiu que é uma metaformose ambulante. E pode se transformar em algo inaudito a bordo de uma Constituinte tipo chavista à guisa de que mitigar a crise que castiga as instituições, menos o Executivo.

A crônica política que se pode fazer hoje é esta aí. Amanhã é outro dia.

Um comentário:

Everardo Torres disse...

Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias (PT), vai processar por crime contra a honra o jornalista Tony Rodrigues. Essa é a maneira encontrada para intimidar o jornalista. Pois ele é um dos poucos que profissionais deste estado que não se prostituiu. Nós conclamamos toda a imprensa piauiense a se manifestar contra esse atentado à liberdade de imprensa.

www.folhadebatalha.com