O arquiteto Jaime Lerner proferirá nesta quinta-feira, às 19h, palestra aberta ao público, na Assesc, em Florianópolis, com o tema A Cidade em Três Dimensões. O evento é uma realização da Fiat Automóveis, em parceria com a Rede Independência de Comunicação (RIC), afiliada da Record. Apóiam a promoção a CASACOR@Santa Catarina, o jornal Notícias do Dia, e as Faculdades Assesc.
Estará presente à palestra Marco Antônio Lage, diretor de comunicação corporativa da Fiat Automóveis no Brasil e na América Latina. Jaime Lerner é uma das maiores autoridades mundiais em urbanismo, tendo sido presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA).
Foi prefeito de Curitiba em três mandatos e governador do Paraná em dois mandatos. A ideia central de Lerner é que a cidade esteja ao alcance de um homem a pé, o que requer, para tanto, transporte coletivo de qualidade, funcionando como um metrô de superfície, com pistas exclusivas, estações de integração, ônibus biarticulados, bilhetagem automática.
O transporte coletivo deve ser utilizado, principalmente, por todos os que fazem percursos de rotina. As pessoas devem, preferencialmente, morar próximas aos locais de trabalho.
E a cidade, por sua vez, tem de misturar funções, como acontece com as cidades europeias e com Nova York. Ou seja, não pode separar as funções moradia, trabalho, circulação e lazer. É o escritório próximo ao cinema, à confeitaria, à estação de ônibus, ao ponto de táxi, à ciclovia, às lojas e aos cafés, aos parques.
A revitalização das áreas centrais, para todos esses usos, é fundamental. A coleta do lixo reciclável, de porta em porta, em toda a área urbana, é um pressuposto essencial para que se tenha uma cidade autosustentável.
Jaime Lerner tem percorrido o país, com o patrocínio da Fiat Automóvel, para falar, sobre estes e temas do urbanismo, nas empresas jornalísticas e nas universidades.
Palestra de Jaime Lerner: A Cidade em Três Dimensões
Auditório da Assesc, Rodovia SC 401, Km 01, Itacorubi, Florianópolis
27 de agosto de 2009, quinta-feira, às 19h00
Entrada Franca
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3 comentários:
Esse cidadão (o da palestra em Florianópolis) deixou uma herança maldita para os cidadãos paranaenses ao deixar o governo do estado. Um contrato com as concessionárias de exploração de trechos de rodovias em todo o estado, tão leonino quanto juridicamente perfeito, que nem o próprio estado no governo seguinte conseguiu quebrar, no qual os vencedores das licitações, bem dizer, ganharam as estradas já feitas por governos anteriores com o compromisso de mantê-las em troca da colocação de praças de pedágio. Praças essas, cirurgicamente estudadas, no que se refere a localização, com a intenção de não deixar opção para o usuário de escolher outra, caso assim o desejasse. Há concessões que chegam a ser um acinte ao bom senso, por estarem separadas uma da outra por meros 35kms. De início deveriam, ao longo dos 25 anos de concessão, não só prestar a manutenção, mas também fazer a duplicação de seus respectivos trechos ao fim do período. Após 15 anos e depois de arrecadarem 25 bilhões de Reais no lombo da população, as empresas não só conseguiram se livrar na justiça a incumbência da dita duplicação, e hoje se limitam a pintar faixas e a socorrer usuário com algum problema - além, é claro, de arrecadar muito dinheiro...
Eu, por exemplo, acho o Lerner muito melhor do que o Lula. E vocês?
Pra quem não sabe, o Marcelo tem toda razão, o pedágio em Arapongas Pr. está dentro do perímetro urbano, paralela à rodovia que não deixa de ser uma extensão da avenida de suporte ao parque industrial, foi estendida e servia como desvio alternativo, uma estrada rural, sem asfalto, acreditem, eles interditaram a rua com recursos na justiça. Isto quer dizer que a urbanização e crescimento naquela região esta praticamente proibida.O que eles fizeram, amparados pela justiça, com os desvios alternativos, foi pior que o exército bombardear pista de pouso clandestino na amazônia. Esta é a grande obra deixada por Jaime Lerner.Pelo contrato firmado, não congelam os valores, e sempre aumentam acima dos indices atuais. É um estupro.
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