TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, agosto 14, 2009

TODA A BRUTALIDADE DA TIRANIA DE CHÁVEZ

Em tradução livre do espanhol, transvrevo, após este prólogo, a parte inicial do artigo de Marta Comenares que está no jornal Diário de América, com link para leitura integral.

A impressão que se tem é que Hugo Chávez está criando uma ditadura que vai até mesmo além até mesmo da repressão cubana aos dissidentes. Chávez não só estimula o ódio e o ressentimento das massas botocudas contra os dissidentes, como as autoriza a avançar a porretadas contra todos os que protestam contra a tirania, como ocorreu nesta quinta-feira. A foto acima mostra como agem os chavistas contra os jornalistas, avançando sobre eles munidos de porretes. Isto é fascismo puro!

É algo espantoso que isto aconteça no século XXI. E vejam, é muito diferente do comportamento do novo governo de Honduras embora sobre este racaiam todas as condenações do mundo, principalmente do neo-comunista Hussein Obama, que fecha os olhos para tudo isso que acontece na Venezuela.

Fatos como a selvageria de hoje, 13 de agosto, perpetrada contra a manfiestação da oposição, e outras de notoriedade recente, em definitivo, com o propósito de controlar os venezuelanos, pretendem ser legalizadas. À opinião pública mundial pode parecer uma ficção que estejamos falando de uma tirania que faz as leis para eles, mas não é. A realidade nos assalta.

Criminalizar a opinião

Em termos gerais, em primeiro lugar, a chamada Lei de Delitos Mediáticos que pretende impor o regime de Hugo Chávez, não é só para encarcerar ou condenar os jornalistas e executivos dos meios dos meios de comunicação pela cobertura das notícias. Não, é pior. É tão sinistra, que qualquer venezuelano poderá ser preso simplesm,ente por expressão a sua opinião.

Com tal grau de cinismo tentam reverter as causas geradoras da inquietação da população com acusações aos meios de comunicação independentes de atentar, além disso, contra a saúde mental dos venezuelanos.

Em todo caso, quem nos põe os nervos à flor da pelo são os impropérios do mesmíssimo Chávez, quando grita que as FARC não são terroristas ou pronuncia seus discursos violentos com qualificativos ofensivos e até com linguagem escatológica (“Pitiyanquis”, “vamos a pulverizar a los escuálidos”, “échenles gas del bueno”, “yanquis de mierda”, etc., etc.) Leia MAIS Read MORE in spanish - Use translation tool for any languages

Nenhum comentário: