TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, agosto 12, 2009

UM VÁCUO POLÍTICO MUITO PERIGOSO

Há muito pouco a falar ou comentar a respeito da vergonhosa rendição da oposição a Lula e Sarney. Tornou-se cansativo e monótono fazer a crônica e a análise da política brasileira, porquanto se dá muitas voltas sem sair do lugar.

O que está a contecendo no Senado é um reflexo do acontece no dia-a-dia de milhões de brasileiros que no anonimato, no silêncio conivente, permanecem na espreita tentando de alguma forma pilhar o Estado.

O Senado não é integrado por marcianos, mas por brasileiros eleitos por brasileiros.

Com a rendição da oposição a Lula e Sarney com base num escandaloso acordão para deixar tudo como está, abre-se um fabuloso vácuo político de conseqüências imprevisíveis e que podem afetar seriamente as instituições democráticas da República.

São nesses momentos que surgem os discursos salvacionistas que buscam preencher esse vácuo político decorrente do aniquilamento da oposição.

Invariavelmente, apontam para o enfraquecimento da instituição parlamentar. Como esta é ao lado do Judiciário o principal pilar do regime democrático, seu enfraquecimento e desmoralização abrem o caminho para o autoritarismo.


Olhem para o que está acontecendo na Venezuela.

2 comentários:

Atha disse...

Aluizio,

Dizia-se que "recordar é viver", só que Recordar é versão de Recortar e Recorte em petáços em Recorde sem recorte.

Para entender o Recordar é Biber Viver, leia isto: "Há 20 anos, Collor chamava Sarney de "irresponsável" e muito mais. Confira aqui, o Video,

http://tv.estadao.com.br/videos,HA-20-ANOS-COLLOR-CHAMAVA-SARNEY-DE-IRRESPONSAVEL,67626,260,0.htm

Alexandre, The Great disse...

Aluízio: que adianta exortar o cego à enxergar?
Para "olhar" há que se ter "olhos"!

Vamos pra Colombia!