TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, setembro 22, 2009

MILITARES CERCAM EMBAIXADA BRASILEIRA

Militares cercam Embaixada brasileira em Tegucigalpa (foto Estadão)
Militares hondurenhos cercaram na manhã desta terça-feira, 22, a embaixada brasileira em Tegucigalpa, onde o presidente deposto Manuel Zelaya buscou abrigo ao voltar ao país.

A polícia e o Exército desalojaram milhares de manifestantes que permaneciam na frente do prédio.
Houve confronto entre os manifestantes e as forças oficiais, que utilizaram gás lacrimogêneo para dispersar os partidários de Zelaya. Segundo informações da imprensa local, várias pessoas ficaram feridas. Existe também a informação não confirmada de que duas pessoas teriam morrido durante a operação da polícia na madrugada.

Zelaya afirmou em entrevista à CNN em espanhol que a Embaixada do Brasil tem sido alvo de ataques das autoridades do regime de facto. "Estão atacando a embaixada brasileira, com sons estridentes para enlouquecer quem está aqui, a embaixada está sendo atacada com bombas", afirmou Zelaya em declarações a rede de tevê venezuelana Telesur. "Dispersaram a balas uma manifestação pacífica", acrescentou. "Estamos rodeados de francoatiradores".

O governo de facto de Honduras suspendeu o fornecimento de água, luz e telefone da sede da diplomacia brasileira. De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, além de Zelaya mais 70 simpatizantes o acompanham na embaixada.

Os funcionários brasileiros foram orientados a permanecer em suas casas, segundo o Itamaraty. O encarregado de Negócios da embaixada brasileira, diplomata Francisco Catunda Rezende, que está respondendo pela representação brasileira até a chegada do novo embaixador, pediu apoio à Embaixada dos Estados Unidos para garantir a segurança e o abastecimento de óleo diesel, para manter os geradores de energia ligados. Leia MAIS

3 comentários:

Yashá Gallazzi disse...

Aluizio, mando um off topic que reputo da maior importância.

Você certamente conhece Said Dib, o blogueiro do Sarney. Pois o sujeito, pago com o nosso dinheiro, FEZ APOLOGIA DO ASSASSINATO DE FHC NA INTERNET!

Veja no link abaixo:

http://saiddib.blogspot.com/2009/09/fernando-henrique-cardoso-nunca-prestou.html

É coisa da maior gravidade, afinal temos o funcionário de um ex-Presidente - e atual Presidente do Senado - que sugere o assassinato de outro ex-Presidente! É coisa inédita!!! Dê uma olhada.

Anônimo disse...

Que maravilha, estou muito feliz com essa atitude do governo Hondurenho!!! Fez o meu dia, agora só falta mandar o Zelaya para o inferno.
Força HONDURAS e muito fogo nos comunistas!!!
Que invadam a embaixada, terão meu total apoio!

Anônimo disse...

Mais uma vez a diplomacia envergonha os brasileiros. Que os hondurenhos reajam à altura da provocação dos "Mel"iantes e mandem todos para a cadeia! Vergonha, vergonha, vergonha...