Leiam este artigo de Clóvis Rossi na Folha de S. Paulo após este prólogo e tirem as suas próprias conclusões.
De forma recorrente, tenho afirmado aqui que os grande jornais estão encalhando cada vez mais, enquanto a internet cresce em audiência. Eu mesmo constato diariamente aqui no blog o crescimento extraordinário do numero de leitores. Um dos principais motivos é o conteúdo, principalmente no que respeita à opinião. Os jornalões estão deslocados no tempo, na forma e nas idéias.
O artigo faz uma embrulhada, a começar pelo título que é apelativo - Pede pra sair, Zelaya, mas no decorrer do texto Rossi, no final das contas, dá um jeito de salvar Zelaya observando que nenhuma Constituição requer que o governante seja decente. Algo assim: os Códigos Penais deveriam prescrever que é proibido o assassinato!
Olha, minha gente, eu fico pasmo com o que leio diariamente nos jornalões. Lamento ter de fazer uma crítica justamente ao Clóvis Rossi, um jornalista velho de guerra, experiente e que já correu o mundo como poucos profissionais tiveram a oportunidade de fazê-lo. Como disse, leiam e tirem as suas próprias conclusões:
Se eu fosse do governo brasileiro, chamaria o capitão Nascimento, o personagem desse excelente ator que é Wagner Moura em "Tropa de Elite", para dizer "pede para sair, Zelaya". É a única solução para acabar com o esculacho na missão em Tegucigalpa.
Tudo bem condenar o golpe contra Manuel Zelaya em Honduras. Tudo bem também com a concessão pela embaixada brasileira de abrigo, hospedagem ou como se queira chamar, ao presidente vítima de um golpe mal disfarçado em ato constitucional.
Mas é demais deixar que o hóspede vire dono da casa, como está demonstrado nos textos desse brilhante repórter chamado Fabiano Maisonnave. Pior ainda é deixar que Zelaya faça, de território brasileiro, convocações para a resistência, o que não viola apenas as normas que caracterizam o asilo (pode não ser tecnicamente asilo o status de Zelaya, mas equivale a ele e o seu comportamento, por extensão, também tem que ser equivalente).
Viola acima de tudo a obrigação de qualquer líder político decente de proteger os seus. É covarde e indecente convocar manifestações refugiado na embaixada brasileira, sabendo que quem ouvir o chamado corre risco até de vida. Um líder político decente tampouco se cerca de ladrões -de celulares e até de toalhas-, como os que se "hospedaram" na embaixada.
Aliás, gente decente não constrange os anfitriões levando uma penca de "convidados" para a casa que lhe abriu as portas.
Zelaya continua sendo o presidente legítimo de Honduras, até porque não consta que a Constituição hondurenha -ou qualquer outra- inclua decência entre as qualidades para ser presidente.
Mas fica a cada dia mais claro que não há no drama hondurenho, agora transformado em ópera-bufa, um só personagem que pessoas decentes gostariam de convidar para o aniversário dos filhos.
terça-feira, setembro 29, 2009
UMA DAS RAZÕES PARA A CRISE DOS JORNAIS
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
9/29/2009 05:06:00 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Estou tão irritada que nem na Internet leio mais a Folha de S. Paulo. Vai ser cretina no diabo que a carregue. Os jornais percisam entender que nem todos os brasileiros são imbecis e precisam que alguém "desenhe". A imprensa deve ser imparcial se limitando a noticiar os fatos sem querer impor suas idéias. Não somos muares seguindo a madrinha da tropa!
Na verdade, quando tentou mudar a Constituição (através de referendo0 Zelaya perdeu o cargo de presidente. Independentemente, deve à Justiça por crimas de abuso de autoridade e malversação de fundos; será julgado assim que sair do bunker (embaixada brasileira). Os líderes e o povo hondurenho que conduzem o processo democrático em vigor dão, a cada dia, lições de decência, dignidade e patriotismo ao mundo.
´´Zelaya continua sendo o presidente legítimo de Honduras, até porque não consta que a Constituição hondurenha -ou qualquer outra- inclua decência entre as qualidades para ser presidente.``
Não consta na constituição???? E para que serve uma constituição? Diga-se que não se pode antecipar ou prever decência, mas que não se pode proteger contra indecência é diferente. A constituição está aí para isso. É só usá-la!
Um jornalista decente escreveria assim:
Desde que não se pode antecipar decência entre as qualidades de ser presidente, a constituição hondurenha – ou qualquer outra – inclue clausulas que tornam um presidente como Zelaya ilegítimo.
Putz grilo! Ta todo mundo em cima do muro!!!
Ola Aluizio!
Custou, mas te achei!
Enquanto aqui a imprensa estah preocupada com Roman Polanski, com o Iran..Eu fico refletindo no que estah acontecendo no nosso quintal.
As poucas referencias que achei ao "drama Hondurenho", falam do Brasil com um "gigante que estah acordando e comecando a usar em questoes politicas seu recem achado poder financeiro."
Quer dizer, enquanto os EUA dormem embalados pelos cantos de criancas em uma Escola Publica em New Jersey "Mmm, mmm, mmm!
Barack Hussein Obama
He said red, yellow, black or white
All are equal in his sight". O Brasil estah se preparando para ser a nova "policia do mundo", ou das Americas, pelo menos!
O Lula parece um joao-bobo bochechudo, que tem coragem de dar entrevistas aqui, ensinado o mundo a sair da crise financeira!
Espero que tenha sobrado tecido da roupa de super-heroi que fizeram pro Obama pra aumentarem pra que possa servir no Lula! LOL
Um grande abraco,
Val -
Só um completo idiota não consegue ver a mão do governo brasileiro nessa pantomima! Refugiar-se dentro de uma embaixada para que depois se seja resgatado e removido do país onde essa embaixada está localizada, é uma coisa. Estamos cansados de ver isso! Agora, penetrar sorrateiramente em um país e se esconder dentro de uma embaixada,... essa é nova, completamente diferente, é brincar com o pouco de bom senso que resta nas pessoas.
Ele faz uma salada mista.Um horror esse texto!
29 set 16:40
Notícia principal no Estadão:
Estado de sítio em Honduras termina até amanhã, dizem golpistas
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,governo-de-facto-diz-que-estado-de-sitio-termina-ate-quarta,442918,0.htm
Mesmo essas bobajadas que êle teve coragem de escrever, devem´=se ao fato do presidente com pose de estátua (Barraco da Brama) mandar o seu porta-voz na OEA dar um puchão de orelhas em Lula, Chaves e os outros bobolivarianos, alertando mesmo que êles seriam responsáveis pela violência em Honduras, Aí GROBO, Estadão, Folha (e daqui a pouco até o blog do Dirceu) estão começando a adaptar o discurso à realidade. A verdade dói. Quem pode manda. Quem não pode não se meta a besta.
Postar um comentário