O prefeito de Guaraciaba, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, Ademir Zimmermann, assinou na manhã desta terça-feira um decreto de estado de calamidade pública por causa dos prejuízos causados por um temporal no município. (De cima para baixo, o temporal em Blumenau, Irani, Guaraciaba, S;ão Miguel do Oeste e Florianópolis, mas o caso mais sério é da cidade de Guaraciaba - CLIQUE SOBRE A FOTOS PARA VÊ-LAS AMPLIADAS).
O documento, no entanto, não havia chegado à Defesa Civil Estadual até o meio da tarde. Outros quatro municípios decretaram situação de emergência: Santa Terezinha, no Extremo-Oeste, São Domingos e Vargeão, no Oeste, e Vargem Bonita, no Meio-Oeste.
De acordo com o gerente da Defesa Civil de Santa Catarina, major Emerson Emerin, há poucos técnicos na coordenadorias municipais para avaliar os estragos. Alguns foram deslocados de Florianópolis para as regiões afetadas.
MORTES EM GUARACIABA
Quatro pessoas morreram e 89 ficaram feridas na cidade devido ao temporal que atingiu a região entre segunda e terça-feira. O vento forte atingiu 14 comunidades, causando destelhamentos e queda de árvores, e destruindo casas. A estimativa é que 200 famílias tenham perdido as residências e o que havia dentro delas.
As aulas foram suspensas no município, bancos não abriram, e o comércio funciona parcialmente. Pontos da cidade ainda estão sem energia elétrica, em outros, o serviço foi restabelecido de forma irregular. Até o meio da manhã, não havia serviço de internet e telefone.
Um ginásio da comunidade de Linha Olímpio é usado como abrigo para quem teve de sair de casa, e a Casa do Idoso funciona como central de recebimento de doações. Municípios vizinhos já enviaram ajuda, e voluntários auxiliam as equipes da Defesa Civil e dos bombeiros nos trabalhos emergenciais.
POSSIBILIDADE DE TORNADO
Técnicos da Defesa Civil estão fazendo o levantamento dos danos e contam com o apoio de meteorologistas da Epagri para confirmar a ocorrência de um tornado na região, com ventos superiores a 130 quilômetros por hora.
Na Argentina, pelo menos 10 pessoas morreram e aproximadamente 50 ficaram feridas por um tornado ocorrido na madrugada desta terça-feira, que atingiu um povoado na província de Misiones.
O local atingido fica no noroeste do país, a cerca de 60 km de Guaraciaba. O ponto mais afetado pelo fenômeno foi o povoado de Santa Rosa, município de San Pedro, mil quilômetros ao norte de Buenos Aires. Texto e fotos do site do Diário Catarinense
2 comentários:
Muito triste isso!
Os mais afetados são sempre os mais pobres, faz tão pouco tempo
que a natureza pregou uma peça a SC.
Peço a D_us que olhe por vcs , com o poder( MULLA) público lamentávelmente não podemos contar!
Alô aluizio.
está nahora ou passamos da hora de comneçarmos a planejar as construções mais adquadas ao clima e regime climático em que somos sujeitos.
Casa modestas sofrerem danos por vendavais,chuvas,etc vá lá,MAS PRÉDIOS PÚBLICOS E OBRAS que deveriam ser planejadas para um longo tempo de uso e durabilidade estão solicitando PROJETOS DE ENGENHARIA ADEQUADOS e não estas improvisações que vemos.
Telhados e paredes subdimensionadas que não resistem à "ventinhos",dá licença!.
Está na hora do CREA e seus gordos e pachorrentos membros colocarem as manguinhas de fora e começarem a TRABALHAR E FISCALIZAR DE FATO.Notamos pelas fotos que as estruturas delgadas,telhados de fibro-cimento ou aluminio estão inadequadamente projetadas para as intempéries.Parecem mais é com obras para acampamentos de férias e provisórias.
abraços
karlos
Postar um comentário