Li há pouco no site do Estadão uma matéria anunciando que um acordo foi firmado entre o governo do presidente Roberto Micheletti e Zelaya, segundo o qual estaria aberta a possibilidade para o embusteiro de Honduras retornar ao poder.
Segundo o texto, o acordo prevê que o Congresso Nacional decidirá se Zelaya voltará ou não ao poder. Ato contínuo (êpa!) o Governo americano anunciou que apóia as eleições marcadas para o dia 29 deste mês de novembro.
Zelaya foi destituído pela Suprema Corte de Justiça hondurenha de acordo com a Constituição, a qual não admite mais de um mandato presidencial e pune o seu ocupante que tentar alterar esta cláusula pétrea. E foi isto que Zelaya tentou através de um referendo – a quarta urna – e por isso foi destituído do cargo.
Os fatos são estes e nada indica que Zelaya voltará ao poder, até porque não se falou nem mesmo em prazo para o Congresso decidir.
O que fica evidente é que Zelaya e seus familiares já estavam no limite dentro da Embaixada brasileira, sitiados pelas Forças Armadas, numa situação extremamente incômoda. Parece também que a vida teria voltado à normalidade em Honduras e a maioria da população não quer saber da volta do títere chavista e aguarda as eleições.
Há também outro aspecto. Se realmente o acordo foi firmado Zelaya abandonaria a Embaixada, aliviando a saia justa em que Lula se meteu ao hospedar o presidente deposto. Tal fato levou nesta semana o governo de Honduras a processar o Brasil na Corte Internacional de Justiça de Haia.
A matéria que está no site do Estadão não é conclusiva e reflete o esforço dos Estados Unidos – leia-se Obama – de encontrar uma saída “honrosa” para Zelaya e Lula.
A interpretação que dou a esta notícia é que esse acordo é fajuto. E mais uma vez a grande imprensa e seus jornalistas lacaios do esquerdismo escamoteiam a verdade dos fatos.
Vamos aguardar.
USE THE GOOGLE TRANSLATION TOOL IN THE SIDE COLUMN FOR ANY LANGUAGE
USAR HERRAMIENTA GOOGLE DE TRADUCCIÓN EM LA COLUMNA LATERAL PARA QUALQUIER IDIOMA
sexta-feira, outubro 30, 2009
ACORDO EM HONDURAS NÃO ESTÁ CLARO
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
10/30/2009 09:30:00 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário