Uma reportagem da BBC World destacou o polo tecnológico de Florianópolis e apresentou projetos e iniciativas como Sapiens Parque – parque de inovação localizado no Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis; o Ozon-in, equipamento que mede a radiação dos raios ultravioletas desenvolvido pela empresa Spherical; a tecnologia do bafômetro, da catarinense CSP; a urna eletrônica, uma invenção de Santa Catarina; a Hoplon e seu game Taikodom.
Entre os entrevistados no vídeo, estiveram o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, que esteve recentemente em Florianópolis; o empresário Dhelyo Rodrigues, da CSP; o governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira; e o editor executivo do TI Santa Catarina, Rodrigo Lóssio, como jornalista especializado do setor tecnológico catarinense.
Na reportagem publicada no portal, foram ouvidos ainda o diretor executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates; Tarquinio Teles, fundador da Hoplon e Fábio Manera, desenvolvedor na empresa de games.
Veja aqui a reportagem em texto no portal do programa Click, da BBC World News. Do site da Acate
MEU COMENTÁRIO: O editor desse vídeo da BBC parece que estava mais interessado na indolência botocuda do que propriamente em tecnologia. Haja vista para a trilha sonora que evoca o carnaval, essa festa primitiva que jamais deixará de ser o emblema do lixo ocidental.
O que a ACATE poderia fazer, se já não fez, é um levantamento criterioso para medir o interesse do alunado botocudo das nossas universidades pelas ciências. É a partir daí que se poderá apostar no crescimento dessa atividade empresarial.
Em todo caso, é meritório o esforço de alguns empreendedores na área tecnológica aqui em Santa Catarina e, em especial, em Florianópolis, cidade que foi pioneira na criação de um polo voltado à inovação em tecnologia.
A reportagem da BBC tem alcance internacional importante e isto é positivo. O lado negativo é que estimula a ocupação da Ilha que abriga Florianópolis, cuja infra-estrutura precária e a exiguidade do seu espaço não comporta mais um milímetro de crescimento. As porteiras já deveria estar fechadas há muito tempo.
Entretanto, o Estado de Santa Catarina, de vocação empreendedora e industrial, dispõe de espaço no seu interior. Com uma população pequena - cerca de pouco mais de 5 milhões de habitantes num país que já alcança quase 200 milhões de botocudos -, é um dos Estados mais equilibrados do Brasil e de melhor qualidade de vida.
Pela sua pequena dimensão territorial e condições socio-econômicas excelentes, Santa Catarina tem tudo para desenvolver empresas de base puramente tecnológica.
Um comentário:
Parabéns a Santa Catarina - bem... minha família não por acaso é daí.. hehe
Postar um comentário