Um acordo de bastidores firmado entre o presidente deposto Manuel Zelaya e o franco favorito na corrida presidencial, Porfírio "Pepe" Lobo, do Partido Nacional, promete ser a chave para a aprovação da restituição no Congresso. Temendo ver sua provável vitória ser desconsiderada pela comunidade internacional, Pepe prometeu a Zelaya que seu partido - a segunda legenda do Parlamento - votará em bloco pela volta do deposto.
Zelaystas apostam que o acerto garante a maioria necessária para a restituição.A informação foi revelada ao jornal brasileiro O Estado de São Paulo por um membro da alta cúpula zelaysta. Segundo seus cálculos, pelo menos 79 dos 128 congressistas apoiam a restituição: os 54 da bancada de Pepe, entre 20 e 25 dos 62 do Partido Liberal (do qual fazem parte tanto Zelaya quanto o presidente de facto, Roberto Micheletti) e os 5 deputados da Unificação Democrática.
"Há, portanto, uma enorme chance de aprovarmos isso", conclui o zelaysta.Desde que o chamado "Diálogo de Guaymuras" começou, no dia 8, Zelaya insiste que seja do Congresso a palavra final sobre seu retorno. Micheletti, porém, queria que a decisão fosse submetida à Justiça, a qual dissera, em agosto, que a restituição era ilegal.
Países da Organização dos Estados Americanos (OEA), entre eles o Brasil e os EUA, ameaçavam não reconhecer o resultado do dia 29. O boicote colocaria a batata quente do isolamento internacional nas mãos de Pepe, que lidera a corrida com 59% das intenções de voto.
Com a chegada em Honduras da missão americana liderada por Thomas Shannon, subsecretário de Estado para o Hemisfério Ocidental, Micheletti recuou. Na quinta-feira, seus negociadores formalizaram uma nova oferta, segundo a qual o Judiciário emitiria um parecer não vinculante. Zelaya aceitou.
Desde que o líder deposto se abrigou na embaixada do Brasil, em setembro, Micheletti diz que, caso Zelaya deixe o local, será imediatamente detido. Questionada ontem, a assessoria do governo de facto disse ao Estado que não se pronunciaria para não comprometer o diálogo. O lado zelaysta minimiza as chances de o líder deposto ser preso ao sair da missão. "Se isso ocorrer, haverá uma crise ainda pior", garantiu o assessor de Zelaya. Do site do jornal O Estado de São Paulo
MEU COMENTÁRIO: Nota-se que os títeres de Hugo Chávez continuam agindo em Honduras. Se Pepe realmente fez este acordo com Zelaya, será engolido pelos chavistas mais adiante.
Ora, se os hondurenhos desejam se ver livres do chavismo e prezam a democracia, o Congresso tem de votar contra o retorno de Zelaya.
Como já escrevi aqui no blog, essa história de acordo em Honduras não está completamente esclarecida.
A não ser que os petrodólares do tirano da Venezeula já corromperam todos os políticos hondurenhos.
Embora Honduras seja um pequeno país seu povo até aqui vinha dando lições de democracia. Pela primeira vez, desde a escalada do comunismo bolivariano no Continente, houve um episódio de resistência democrática.
Todo o arco de resistência democrática da América Latina sai fortalecido se o Congresso de Honduras rechaçar o retorno do títere chavista.
FORÇA HONDURAS! NÃO DEIXE QUE O PARLAMENTO PERMITA O RETORNO DE ZELAYA. SERÁ O FIM DA DEMOCRACIA NO PAÍS!
sábado, outubro 31, 2009
CHAVISMO BOLIVARIANO PRESSIONA HONDURAS
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
10/31/2009 12:20:00 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
ALUIZIO,
QUALQUER ACERTO PARA RECOLOCAR ZELAYA NO PODER É NULO, POIS ELE CONTINUA SENDO UM TRAIDOR DA PÁTRIA, CONFORME A CLÁUSULA PÉTREA DA CONSTITUIÇÃO HONDURENHA.
ELE FOI JULGADO E CONDENADO, NÃO PELO CONGRESSO, MAS PELA JUSTIÇA. ENTENDO QUE OS DEPUTADOS NÃO TÊM PRERROGATIVA PARA ABSOLVÊ-LO, A NÃO SER QUE RASGUEM A CARTA MAIOR.
DEVERIA ESTAR PRESO, MAS DERAM BOBEIRA, SUBESTIMARAM A NEFASTA INFLUÊNCIA DE CHAVES E AÍ ESTÁ. MICHELETTI ESTÁ CERTO. CADEIA PARA O TRAIDOR DE HONDURAS.
S.M.J. ABS.
EDSON
Aluízio,
Na realidade, o que está havendo na América Latina?
Os homens de hoje são uns bananas?
Não tem palavras. São uns covardes. Parecem que engolem as c...... de Lula, Hugo Chaves, Marco Aurélio Top-top e puxa-sacos. Não temos mais lideranças neste país.
PQP ainda se dizem democratas, homens de bem. Esses cabras safados e ladrões da pior espécie. Esses homens que exercem cargos de liderança na República Cocô de Brasília.
Neste momento sinto repugnância dessa corja. Ainda bem que amanhã vou assistir missa, para pedir paciência a Deus e não ter vontade de cuspir no mapa do Brasil. Na bandeira do Brasil, jamais. Que é um símbolo sagrado.
SR. Lula, SR. Obama, SR. Zelaya, SR. Hugo Chaves, SRª Dilma et catervas que vao todos tomar no ..
Att. Madeiro.
José de Araújo Madeiro:
Não só tomar naquele lugar, mas será melhor irem para o inferno rápido.
Postar um comentário