Um artigo assinado pela ex-embaixadora da Venezuela ante à Organização dos Estados Americanos (OEA), Virgínia Contreras, postado no site venezuelano Analítica.com, especula que o inusitado interesse de diversos países do mundo em relação a Honduras, particularmente o Brasil e a Venezuela, decorre do fato de que esse pequeno país centro-americano poderia possuir em sua plataforma oceânica consideráveis jazidas petrolíferas.
No seu extenso artigo intitulado Quién Dijo que en Honduras No Hay Petróleo? (Quem disse que em Honduras não há petróleo?), que vocês poderão ler clicando AQUI, a diplomata venezuelana revela que Manuel Zelaya, enquanto ainda estava na presidência, teria estabelecido contatos com a Petrobras para dar início a um acordo energético visando a exploração do petróleo hondurenho.
Segundo a diplomata Virgínia Contreras, já em 1999, uma delegação de cientistas russos do Instituto de Exploração de Reservas de Petróleo da Rússia, integrada pelos geólocos Aleskesei E. Kontorovich, Michael D. Belonin y Leonid F. Khilyuk, havia confirmado ao governo hondurenho a existência de uma primeira jazida petrolífera na Costa Atlântica.
Em tradução livre do espanhol, afirma a articulista: “Os especialistas russos indicaram, nessa oportunidade a necessidade de investimentos da ordem de cerca de US$ 100 milhões de dólares na explorações, particularmente em relação à perfuração de poços na plataforma continental. Revelaram ainda que o petróleo encontrado em Honduras carece de enxofre e é mais leve. Destacaram que a existência de petróleo dessa jazida poderia ser de 3 bilhões de toneladas, o que indicaria que se poderia explorar umas 7 mil toneladas por ano. Esta informação, assinala Contreras, complementa àquelas referentes a explorações que muito antes, no ano de 1996, especialistas do Instituto de Geofísica do Japão iniciaram e concluíram em 1997, mas cujos resultados não foram divulgados. Assim, mesmo, em finais dos anos 80, a Fundação Gunerman dos Estados Unidos e outro grupo de empresas japonesas, realizaram investigações de busca de petróleo em Honduras.”
Está aí, portanto, uma informação que precisa ser checada. Se for verdade que Honduras tem boas reservas de petróleo, explica-se boa parte dessa história da parceria entre Chávez, Lula e seus sequazes, na defesa de Zelaya. Não fosse afastado da Presidência, Zelaya teria acionado a quarta urna eternizando-se no poder, como Chávez na Venezuela, dando as garantias necessárias a um suposto acordo secreto em torno da exploração do petróleo hondurenho tendo como parceiros a Petrobras e a PDVSA de Chávez. Pelo menos esta é a conclusão a que se chega lendo o artigo da ex-embaixadora venezuelana. Leia MAIS em espanhol - Read MORE in spanish
Que tal, rapazes da grande imprensa, não é uma boa pauta?
Agradeço ao tuitteiro @tom_ssa pela dica do artigo.
USE THE GOOGLE TRANSLATION TOOL IN THE SIDE COLUMN FOR ANY LANGUAGE
USAR HERRAMIENTA GOOGLE DE TRADUCCIÓN EM LA COLUMNA LATERAL PARA QUALQUIER IDIOMA
terça-feira, outubro 13, 2009
HONDURAS, ZELAYA E JAZIDAS DE PETRÓLEO
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
10/13/2009 12:53:00 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Alô Aluizio
A informação não é nova e procede,visto que ao abrir os olhos(bem)temos todo o mar caribenho e o golfo do méxico ao redor com suas reservas imensas....
é furar para ver.
Mas aimda acredito que a GRANDE PÁTRIA BOLIVARIANA DOS FDP em andamento e instalação na América é objetivo primário.
Troco todo o petróleo hondurenho pelo contrôle do Canal do Panamá.
abraços
Karlos
Postar um comentário