TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, outubro 08, 2009

LULA É ALGOZ DO POVO DE HONDURAS

Da entrevista de Marta Lorena Alvarado de Casco vice-chanceler do governo interino de Honduras, destaco a resposta dela a duas perguntas e no final dou o link para vocês lerem a entrevista completa:

Mas ele (Zelaya) escolheu a embaixada do Brasil...
Ele disse claramente que consultou Lula e o chanceler (Celso Amorim). Eles negam. Não creio que um presidente procurado pela Justiça vá chegar batendo numa porta sem saber se lhe vão abrir ou não. O Brasil protegeu Zelaya, deu acolhida carinhosa a 300 amigos dele. Da sacada da embaixada, ele começou sua campanha por "Restituição, pátria ou morte". O Brasil infelizmente emprestou seu território para favorecer esse homem. Não respeitou as Convenções de Viena, não declarou asilo político. Está na qualidade de "hóspede", um termo que não existe no direito diplomático. Estamos frente a uma situação de tolerância. Tenho certeza de que, se tivesse acontecido no Brasil, não teria sido tolerado. Estaria "fora", como se diz no Brasil, em 24 horas.

O que vai acontecer agora?
O único propósito desse governo é blindar o processo democrático, que começou em novembro do ano passado, com as primárias (dos partidos), avalizadas pela OEA, das quais emergiram os candidatos. O atual governo não tem nada a ver com nenhuma manipulação de candidatos improvisados ou dirigidos. A única coisa que queremos é que nos deixem em paz, que haja eleições livres, com participação de todos os hondurenhos que amam nosso país, e continuar com nosso destino. Se a comunidade internacional quiser nos ajudar, é bem-vinda. Se não, que não nos atrapalhe.

Para as relações com o Brasil, vai ter consequências?
Depende de Lula. Nós amamos o Brasil, não há problema. Mas Lula está muito comprometido com Chávez. É triste. Não tinha por que Lula fazer isso. Leia MAIS

2 comentários:

Esperança disse...

ZELAYA FOI TIRADO ÀS PRESSAS DE HONDURAS. UMA DAS RAZÕES FOI A DE ELE TER ASSINADO UM ACORDO COM UMA COMPANHIA AÉREA
LARGAMENTE CONHECIDA POR SEUS LAÇOS NARCOTRAFICANTES, ENTREGANDO UM DOS AEROPORTOS DE HONDURAS PARA QUE ESTA
EMPRESA O ADMINISTRASSE.
PARECE QUE A INFORMAÇÃO ACABA DE SE CONFIRMAR.

http://www.elheraldo.hn/Ediciones/2009/10/07/Noticias/Cae-narcoavioneta-venezolana-en-Colon

Esperança disse...

Petição contra a indicação da Embaixadora das Farc e aliada de Hugo Chaves:

Observatorio brasileño apresenta um Comunicado de UnoAmérica à Fundação Nobel em Oslo, Noruega, expondo seus motivos contra a indicação da senadora colombiana Piedad Córdoba, cognome "Teodora Bolíviar" ao Prêmio Nobel da Paz.

Há também uma Petição nesse sentido, a qual já assinei, e peço aos que não fizeram ainda que o façam. Agradeço de antemão que se dê ampla difusão. Agradeço desde já!

Que Deus nos abençoe a todos e até a próxima!

G. Salgueiro

http://observatoriobrasileno.blogspot.com