TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, outubro 20, 2009

RACHA NO PMDB É PÁ DE CAL SOBRE LULISMO

Com a avaliação de que atualmente não controla a maioria dos delegados do partido, o chamado PMDB oposicionista prepara ofensiva em Estados onde o apoio à candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ainda não está consolidado.

Peemedebistas que são contra a aliança com o PT intensificarão a resistência à direção nacional do partido, que deve anunciar hoje o apoio à candidatura Dilma em jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros do PMDB e líderes partidários - um dos principais nomes da ala governista, o presidente da Câmara, Michel Temer, é cotado para ser o vice.

A ideia é trazer para a seara oposicionista diretórios em que a situação está indefinida ou onde há espaço para negociação, como Minas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Bastiões da oposição, Pernambuco e São Paulo, onde o PMDB é controlado pelo senador Jarbas Vasconcelos e pelo ex-governador Orestes Quércia, respectivamente, defendem aliança com o PSDB.

Ontem Quércia conversou com o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, para aprofundar o contra-ataque. "Agora o esforço é para organizar (a oposição à tese de apoio a Dilma)", disse Quércia, para quem a instância legítima de definição das alianças do PMDB é a convenção nacional em junho.

Ao mesmo tempo em que os oposicionistas tentarão angariar esforços contra o apoio sistemático à candidatura do Palácio do Planalto, vão cobrar do PSDB uma definição mais rápida sobre o candidato a presidente - os governadores de São Paulo, José Serra, e Minas, Aécio Neves, se colocaram na disputa, o que criou uma indefinição que tende a ser resolvida somente no ano que vem.

"Quanto mais cedo o PSDB resolver, mais fácil fica enfrentarmos os problemas no PMDB", afirmou Jarbas, dando força à tese de antecipação do anúncio da candidatura tucana, defendida também pelo DEM.

Apesar de o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, ter colocado condições para apoiar nacionalmente o PT, o Diretório Estadual diz que a aliança é rejeitada. "Aqui, 99% dos Diretórios Municipais se manifestaram pela candidatura própria. A segunda opção é o acordo com o PSDB", disse o presidente estadual da legenda, Esacheu Nascimento. Do site do Estadão

MEU COMENTÁRIO: Nas minhas contas o PMDB racha. Uma parcela importante do partido formará aliança com o PSDB, pulando fora da canoa petralha.

O candidato do PSDB será José Serra.

Tanto é que Aécio está fechado com Lula. Andou lá pelo São Francisco comendo camarão com uísque e confraternizando ao lado de Lula, Ciro e Dilma, por conta do erário.

Essa briga em 2010 será definitiva: ou o Brasil detona Lula e o PT e trilha a senda democrática ou capitula e se torna uma República Bolivariana eternizando no poder uma camarilha comunista, como já aconteceu na Venezuela e está para ocorrer também no Uruguai.

8 comentários:

Unknown disse...

Parte do PMDB com certeza seguiria com Aécio Neves se ele for confirmado candidato, repetindo o que acontece em Minas. Até o ministro Hélio Costa se mostrou simpático à candidatura Aécio. Mas a demora de Serra em se decidir pode levar a oposição a amargar nova derrota.

Escatopholes disse...

Parafraseando o nosso amigo do UOL: O PMDB é uma piada pronta.
Sempre sobre o muro aguardando as melhores condições de se manter parasitando na vida pública. Sempre pronto a trair a confiança dos eleitores e do povo.Sempre comandado pelos velhos caciques, sendo alguns deles provenientes da antiga ARENA, profundamente combatida pelo MDB.
Lamentavelmente esse é hoje o antigo MDB do qual fui eleitor assíduo durante a ditadura militar que faliu o Brasil!!!

Unknown disse...

Aluízio, gato escaldado que não sou outra coisa, ainda espero mais uma grande traição tucana, escalando o Playboy das Alterosas como o Chuchu 2010. Vamovê.

Aluizio Amorim disse...

Stefano,
você tem uma carrada de razão. Hoje adverti o Andrea Matarazzo quando dialogava com ele através do Twitter sobre essa história do Aécio que vive de braços dados com Lula.
O PSDB não sabe fazer política.

Anônimo disse...

Aécio também se difere muito dos outros governantes da América Latina no quesito liberdade de expressão. Vejam o que aconteceu quando um manifestante pediu a palavra durante uma conferência internacional sobre lideranças climáticas: http://www.youtube.com/watch?v=fSnxlJkBDhE

José de Araújo Madeiro disse...

Aluízio,

Vamos festejar. Lula, Ciro Gomes, Dilma Rousseff, Aécio Neves, Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Collor de Mello. Todos num mesmo palanque. Vamos soltar foguetões. O Brasil está chegando à maioridade e a moralidade é exemplar de causar inveja por todos recantos da terra.

Att. Madeiro

Anônimo disse...

A Hipocrisia dessa gente é uma coisa horrorosa!

Anônimo disse...

Nossa ´´paciência`` é mais....