O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), voltou a provocar polêmica com seus discursos na Escola de Governo, uma reunião do secretariado e assessores de primeiro escalão, realizada toda terça-feira e transmitida pela Rádio e Televisão Educativa. "A ação do governo não é só em defesa do interesse público. É da saúde da mulher também. Embora hoje o câncer de mama seja uma doença masculina também. Deve ser consequência dessas passeatas gay", disse ele, ao anunciar ações para o controle da doença no Estado.
A declaração causou mal-estar até mesmo no secretário de Saúde, Gilberto Martins, que tentou amenizar, alertando que a preocupação também precisa ser dos homens. E levou a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) a pedir uma audiência a Requião. A associação diz que ele "tem sido considerado um grande aliado dos direitos humanos de todas as comunidades, inclusive da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais".
A ABGLT lembrou que este ano já foram mortos 19 gays e travestis no Paraná. "As piadas com relação à nossa comunidade infelizmente reforçam o preconceito, a discriminação e a violência que sofremos", diz o ofício enviado ao governador. Segundo a entidade, o comentário "não foi de bom tom". "Felizmente, a plateia não deu gargalhadas", salienta.
No início do mês, Requião já tinha causado constrangimento ao pesquisador Lauro Akio Okuyama, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que, ao comentar pesquisas sobre o trigo, reclamou da falta de pessoal na instituição. Irritado e em tom de deboche, o governador chamou o pesquisador de "japonês", "gafanhoto" e "kung fu". Requião chegou a dizer que iria demiti-lo, mas como Okuyama retrucou que acabaria o programa, visto que somente ele trabalha com o trigo, o governador afirmou que sua pena seria perder o "direito de comer macarrão durante 15 dias".
Em razão de críticas a adversários políticos, imprensa e autoridades, o Ministério Público Federal entrou com várias ações contra o governador, que já foi multado pela Justiça em cerca de R$ 650 mil. Do site do jornal O Estado de São Paulo
6 comentários:
O Requião não está errado não.
É um absurdo esses gays, prostitutas, travestis, lésbicas, etc. Parece que qualquer referência a eles se torna uma ofença. Ninguém pode toca-los porque isso os ofende. Eles acham que o mundo é deles.
Essas paradas gay são o supra sumo do ridículo!!!
Aluizio,
Sinceramente, não gosto de Requião. Acho que ele fala demais e faz de menos. Na sua cabeça - que, diga-se de passagem, não é pequena - a nossa democracia deveria ser igual a do Chávez.
Mas ontem, quando soltou mais essa, não fez por mal. Não passou de uma simples piada. É que no Brasil as coisas andam meio que na contramão. Ninguém pode mais tirar um sarro com ninguém, que o cidadão já se sente ferido na alma.
É evidente que a incidência de câncer não se deve as gritantes passeatas gays. É fato. E se pensassem um pouquinho veriam que não passou de galhofa do governador.
Mas fazer o quê? Não todo mundo tem senso de humor.
Todos são seres humanos e assim devem ser respeitados! O governador morre pela boca, é um absurdo esse tipo de declaração.
Mas não é a primeira vez e creio nem será a última!
pior, é que tem gente que apoio essa vergonha de governador. como o amigo aqui de cima... ele deve ser um gay enrustido que nao consegue se aceitar e nem se assumir... amiga, libera geral... o seu problema acaba rapidinho é so voce dar o seu belo rabinho...
Coitado do Requião... Não pode dar uma leve alfinetada nessa onde de passeata gay... O pessoal do outro time se ofende fácil hein... Agora ele é obrigado a ser a favor de passeatas gays. Se você não é a favor e deixa transparecer isso em público, até o ministério público vai atrás de você.
Ao meu ver, o Requião não ofendeu os gays. Ele criticou de maneira irônica essa onda de passeatas gays que andam ocorrendo pelo brasil. O politicamente correto manda você respeitar, portanto se você não é a favor desse movimento nada discreto, você está errado.
Isso faz eu lembrar do famoso vídeo do Lula que fala sobre a cidade de Pelotas - RS:
http://www.youtube.com/watch?v=hubUjBVo1VQ
Alô aluizio
O que falaria os comentaristas e o governador da estudante que foi à faculdade com uma roupa um tanto quanto minús-cula!
aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=gWUyKgs0u-4&feature=player_embedded#
abraços
karlos
Postar um comentário