Pesquisa eleitoral Vox Populi/Band divulgada pelo Jornal da Band nesta terça-feira, 10, mostra a recuperação da pré-candidatura da ministra-chefe da Casa Civil (PT), Dilma Rousseff, que já tem 19% das intenções de voto no cenário com o governador de São Paulo, o tucano José Serra. No último levantamento, em outubro, a pré-candidata petista tinha 15% dos votos.
A enquete também mostra a retração das intenções de voto em Serra, que continua em primeiro lugar, com 36% das intenções de voto. No mês passado, o tucano tinha 40%. No mesmo cenário, o deputado federal Ciro Gomes, do PSB, aparece em terceiro, com 13% das intenções de voto. Heloisa Helena, do PSOL, tem 6%, e a senadora Marina Silva, do PV, 3%.
A margem de erro é de 2,4%. Dois mil eleitores foram ouvidos em 170 municípios de todos os Estados, menos Acre, Roraima e Rondônia.
Num segundo cenário, com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, como candidato tucano, Dilma aparece em primeiro lugar, com 20% dos votos. Nessa lista, a ministra está tecnicamente empatada com Ciro Gomes, que tem 19%, e Aécio, com 18%. Heloisa Helena aparece como 8% das intenções, e Marina com 4%.
A pesquisa também avalia o nível de rejeição dos pré-candidatos. Nesse quesito, Aécio é o que tem a menor rejeição, ou seja, apenas 5% dos eleitores disseram que não votariam de jeito nenhum no tucano. Ciro vem em segundo, com 8% de rejeição. Heloísa Helena foi citada por 10% dos entrevistados. Marina e Serra aparecem com 11%. Dilma Roussef tem a maior rejeição: 12%.
O instituto também testou o nível de decisão dos eleitores; 33% já decidiram em quem votar. Por fim, o Vox Populi mediu ainda o índice de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que subiu de 65% em outubro para 68% em novembro. Do site do Estadão
MEU COMENTÁRIO: A rigor o PSDB ainda não tem candidato oficial. O governador José Serra, que vem liderando todas as pesquisas também, a rigor, não está fazendo campanha eleitoral e se esquiva de falar sobre o assunto. No Twitter não aborda o tema de jeito nenhum.
Enquanto isso, Lula joga todas as cartas e pisoteando a lei eleitoral com a antecipação da campanha na rua há muito tempo e Dilma deita falação e faz comícios em todo o lugar. Mesmo assim se arrasta carregando a lanterna no ranking.
Se subiu quatro pontos é pouco. Afinal, é a candidata que conta com a fantástica estrutura governamental, com o apoio ostensivo de Lula e seus petralhas.
Convenhamos. É muito pouco.
Repito o que já afirmei aqui: a oposição só não leva se não quiser. Bem, tem aquela história do Aecinho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Aluizio,
Boxbóbuli em Voxpópuli não tem Crédito, por isso, não acredito. Considera-se ainda, que são ativistas dos Movimentos Sociais e, portanto, pro Dilma/Lula/MST dasilva.
Se esse levante tivesse sido feito por outra instituição, os números seriam outros. Serra 36% e Dilma 19% é fantazia.
Apezar dos 19?%, Dilma disse:
"Governo Lula dá de 400 a zero no anterior", FHC/Serra/Meirelles/ entre outros. "Tudo o que quero é comparar. Tomamos gosto pela coisa", disse a ministra, que defendeu uma eleição plebiscitária.
Enquanto uns e outros já fazem campanha eleitoral, entretanto enrustida, é salutar observar um propenso candidato à presidência observando as leis constitucionais. Isso é novo na política brasileira.
No final das contas posso até estar enganado quanto à minha observação, pois político brasileiro quando não faz na entrada faz na saída. Mas seria absoluto masoquismo, de qualquer um, de votar em alguém que já começa com tramóias, mesmo antes de começar o ´´jogo``. Estão atirando no próprio pé.
Postar um comentário