TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, novembro 22, 2009

TRAGÉDIA: 24 MIL CONTINUAM SEM CASA EM SC

Em Novembro do ano passado Lula viu de perto a desgraça catarinense
Neste domingo (22) completa um um ano que o Estado de Santa Catarina começou a ser atingido por pancadas de chuvas que provocaram estragos e causaram a morte de 135 pessoas. De acordo com a Defesa Civil cerca de 24 mil pessoas ainda não conseguiram retornar para suas casas.

Segundo o órgão, desse total, 14,4 mil pessoas estão desalojadas --estão hospedadas em casas de parentes e amigos-- e outras 9.600 estão desabrigadas, ou seja, dependem de abrigos públicos. No início de dezembro do ano passado, o numero de pessoas fora de casa chegou a ultrapassar os 78 mil.

Ao todo, 85 cidades decretaram situação de emergência e outras 14 decretaram estado de calamidade pública. A Defesa Civil informou que as pessoas que permanecem fora de suas casas são em sua maioria, da região do Vale do Itajaí, dos municípios de Blumenau, Ilhota, Gaspar, Itajaí, entre outras.

Na época, diversas instituições destinaram verbas para a ajuda às vítimas das chuvas. No dia 18 de dezembro, o senado aprovou um projeto que destina R$ 1,6 bilhão para o socorro às vítimas e a reparação de prejuízos provocados pelas chuvas. Apesar disso, a Defesa Civil afirmou que muita casa ainda precisa ser construída.

Mais chuva
Um ano depois da tragédia em Santa Catarina, o Estado volta a sofrer com as fortes pancadas de chuvas. Na última quinta-feira uma mulher morreu em decorrência dos temporais, e duas cidades -- Maracajá e Orleans-- decretaram situação de emergência. As novas chuvas também fizeram cerca de 1.300 pessoas fora de casa.
Leia MAIS

Um comentário:

Esperança disse...

Lula lembrou que, na Bolívia, o Brasil fez um financiamento de US$ 300 milhões para a construção de uma rodovia que abra acesso, inclusive, ao Peru. “O Brasil tem responsabilidade com o desenvolvimento, não apenas próprio, mas da América do Sul”, reforçou. (Agência Brasil)
Fonte: O GLOBO
****************
09/11/2009 - 07h04
Refugiados palestinos pedem inscrição no "Minha Casa, Minha Vida" e "Bolsa Família"
http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/11/09/refugiados-palestinos-pedem-inscricao-no-minha-casa-minha-vida-e-bolsa-familia.jhtm

Para Stalinácio tem para todos, menos para os brasileiros