TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, dezembro 11, 2009

CHUVA, VENTO FORTE E MAR AGITADO!

ONDAS PODEM CHEGAR A 3,5 METROS NAS PRAIAS DE S. CATARINA

O Sul do Brasil teve uma trégua da chuva nos últimos dias, mas o tempo voltou a ficar muito instável nesta sexta-feira. Muitas áreas do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, se viram debaixo de chuva grossa já pela manhã.

Em Quaraí, na fronteira gaúcha com o Uruguai, choveu quase 72 milímetros da meia-noite até as 10 horas da manhã, tecnicamente um volume bastante elevado. E a chuva não dava sinais de que ia parar tão cedo. Estas nuvens que se espalharam de novo sobre o Rio Grande do Sul marcaram apenas o início de outra onda de temporais no centro-sul do Brasil neste fim de semana.

Desta vez, as condições meteorológicas são propícias a ocorrência de chuvas intensas e ventania de forma generalizada. A nova frente fria que avança pelo costa Sul do Brasil se associada a uma grande e forte área de baixa pressão atmosférica sobre o interior da Região. Embora a parte mais intensa do sistema passe sobre a Região Sul, os efeitos desse sistema serão sentidos também em parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil.

O fim de semana é de alerta para temporais nos Estados do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul e oeste de Minas Gerais e também em Mato Grosso do Sul e no centro-sul de Goiás. A combinação de ar quente, umidade alta e pressão do ar muito baixa é facilitadora do desenvolvimento de nuvens de tempestade.

Além de chuva e vento forte, em pouco tempo, ou chuva constante e volumosa por várias horas, não se poderia descartar a chance de queda de granizo. As condições para temporais no Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul cessam apenas na segunda-feira.

Mar agitado no Sul e em parte do Sudeste
A forte área de baixa pressão que cresce no interior do centro-sul do Brasil deva alcançar o litoral da Região Sul durante o domingo, gerando um ciclone extratropical. O deslocamento deste sistema sobre o mar provoca fortes rajadas de vento entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, o que vai elevar as ondas e deixar o mar agitado. Assim, o fim de semana é de alerta também paras condições perigosas à navegação marítima e mesmo para banhistas.


Nas praias da Região Sul, a chuva e o vento vão afastar quase todos das praias. Durante o domingo, o mar começa subir rapidamente na costa sul do Brasil. Entre o domingo e a segunda-feira, as ondas podem chegar a 3,5 metros em praias no litoral de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul.

Em São Paulo, quem for para o litoral norte ou para a baixada santista, ainda poderá contar com mormaço e períodos com sol no sábado, mas com vento. E no domingo o tempo fecha e o vento aumenta. O mar sobe rapidamente na segunda-feira.

No Rio de Janeiro, o sol vai predominar nas praias em grande parte deste sábado e o calorão vai ajudar a levar muita gente para as praias. A chuva e o vento forte chegam no domingo e o mar sobe rápido na segunda-feira. Do site do Clima Tempo - banner/link mais abaixo na coluna ao lado

3 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Tudo tem dois lados (pelo menos). As condições metereológicas podem não ser as melhores, mas pelo menos livrará a Ilha dos botocudos que a invadem nos fins de semana acalorados. Hehehe...

Aluizio Amorim disse...

Alexandre,
se a previsão estiver correta os botocudos morrerão afogados...hehehe...onde de 3,5 metros de altura. Cáspite!

MariEdy disse...

Em Quaraí, na fronteira gaúcha com o Uruguai, choveu quase 72 milímetros da meia-noite até as 10 horas da manhã, tecnicamente um volume bastante elevado.
Culpa, é claro, da Yeda Crusius!