TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, dezembro 05, 2009

DITADURA DO PT FAZ PRIMEIRO PRESO POLÍTICO

De acordo com esta matéria que está no jornal O Estado de São Paulo, um jornalista está preso no Estado do Acre, por supostas ofensas ao Senador Tião Viana, do PT. A denúncia é da ONG Repórteres Sem Fronteiras, em carta aberta ao Governo brasileiro. A ONG protesta também contra a censura imposta ao Estadão e a perseguição contra jornalistas com a retirada de blogs da internet. Leiam:

A organização não-governamental Repórteres sem Fronteiras mandou uma carta aberta ao governo brasileiro para pedir a intervenção federal em alguns casos que envolvem liberdade de expressão - entre eles a censura imposta ao Estado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF). São citados, também, o caso do jornalista Antônio Muniz, comentarista de TV e colunista do jornal O Rio Branco, preso no Acre por supostas ofensas ao senador Tião Viana (PT), e de dois blogs tirados da internet por ordem judicial.

Na correspondência, assinada pelo secretário-geral Jean-François Julliard e endereçada aos ministros Tarso Genro (Justiça) e Hélio Costa (Comunicações), a ONG denuncia que o jornalista acreano está preso em Rio Branco com base na Lei de Imprensa, extinta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio deste ano.

O documento também condena a censura ao Estado, a partir de liminar obtida pelo empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) e deplora a proibição de circulação dos blogs www.prosaepolitica.com.br, da jornalista Adriana Vandoni, e do www.paginadoenock.com.br, de Enock Cavalcanti, pela Justiça de Mato Grosso, a pedido do deputado e presidente da Assembleia Legislativa, José Geraldo Riva (PP), que teria sido criticado pelos jornalistas.


A mordaça ao Estado é citada com destaque na carta, em uma crítica à decisão do TJ-DF, que determinou o envio do processo à Justiça do Maranhão.

"Transferir o processo para um tribunal do Estado do Maranhão, cuja governadora, Roseana Sarney, é irmã de (Fernando) Sarney, leva a um flagrante conflito de interesses", afirma Julliard na carta. Fernando, que entrou com a liminar pedindo censura ao Estado, foi investigado pela Polícia Federal na Operação Boi Barrica e indiciado por vários crimes.

Os casos, para a ONG, representam "um ataque direto ao princípio da liberdade de expressão e opinião consagrado na Constituição democrática de 1988". Depois de ser condenado a um ano de prisão, em 2002, sob a acusação de difamar Viana em um artigo de 1999, Muniz conseguiu que a pena fosse suspensa. Na quarta-feira, entretanto, foi preso.

Avanços
A ONG reconhece que houve avanços em termos de liberdade de imprensa no Brasil, mas isso ainda não se refletiu nos Estados e na Justiça. "A soberania dos Estados individuais em um sistema federal só é aplicável enquanto princípios constitucionais fundamentais não sejam violados", afirma a ONG no documento.

Procuradas, as assessorias dos ministros Tarso Genro e Hélio Costa não retornaram aos telefonemas. Do site do jornal O Estado de Sao Paulo


MEU COMENTÁRIO: Ironia do destino. Lula é resultado da luta dos jornalistas brasileiros em favor da liberdade de imprensa. Quando trabalhava em jornal diário aqui em Florianópolis, inúmeras vezes entrevistei lideranças do PT e sempre os atendi quando procurado na redação. Naquela época o PT não passava de meia dúzia de gatos pingados. Em várias oportunidades abri espaço para eles. Entrevistei o próprio Lula em mais de uma oportunidade, inclusive em programa de televisão. Reitero: a constituição do PT num partido político e a liderança de Lula foram forjadas por meio da liberdade de imprensa conseguida numa batalha dos jornalistas que durou todo o período da regime militar.

A rigor, o Brasil sob o jugo de Lula e seus sequazes, já é uma ditadura.

ATENÇÃO TURMA DO PT: vocês que acompanham este blog ou encomendam o clipping eletrônico a alguma empresa de monitoriação da mídia, mostrem este post para o Lula.

9 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Mostrar pra quê, Aluízio?
Como se ele "não soubesse de nada"?

Como foi que eles "combateram" a ditadura militar? Com movimentos de luta armada?
Ah... então tá. É assim, né?

Partido Alfa disse...

Começou.

Eliana Gerânio Honório. disse...

Tomei a liberdade de levar para o Espaço Mensaleiro.

Muito obrigada.

Anônimo disse...

´´(...) Em várias oportunidades abri espaço para eles. Entrevistei o próprio Lula em mais de uma oportunidade, inclusive em programa de televisão.``

Viu meu fíu? Nada como um dia depois do outro! Faturou ontem mas tá cumeno o pão que o dindin amassou, hoje.

Reze dez Pai Nosso e vinte Ave Maria, viu meu fíu!
J

Atha disse...

Tá tudo corrompido, mas dizem que é a corruptione, a corrupção. Se tiver um imaculado para limpar o ambiente, não sobra nem a Sobra. Não sei porque eu fui gerado aqui, antes tivesse sido abortado por caridade.

Gravação liga Marcos Valério a escândalo no DF, diz revista
Em vídeo no site da Veja, deputado distrital confessa ter fraudado licitação para contratar agência SMP&B.

Personagem que teve papel central nos esquemas de mensalão do PT e do PSDB, o empresário Marcos Valério aparece agora no escândalo que envolve o governo e a Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Matéria publicada publicada pela revista Veja que chegou às bancas neste sábado, 5, apresenta uma gravação feita pelo ex-secretário do governador José Roberto Arruda, Durval Barbosa, que mostra o deputado distrital e ex-presidente da Câmara Legislativa Benício Tavares confessando ter fraudado uma licitação para a contratação de agência de publicidade para beneficiar a empresa de Marcos Valério a pedido do ex-governador Joaquim Roriz (PMDB), apontado por Arruda como principal responsável pelo estouro do escândalo que envolve o DEM.

O deputado afirma na gravação que, quando era presidente da Casa, havia acertado a contratação de duas agências de publicidade. Mas recebeu um pedido do ex-governador Joaquim Roriz para beneficiar a SMP&B, empresa que tem como um dos sócios Marcos Valério e esteve envolvida com os esquemas do mensalão do PT, no governo federal, e do PSDB, na campanha de Eduardo Azeredo ao governo de Minas Gerais em 1998.

Alfemberg disse...

É UMA OTIMA NOTICIA! POIS ASSIM COMEÇA DE FATO A "DITADURA LULLA E SUA GANG DO PT" E COMEÇA BEM!
PRENDE PRIMEIRO JORNALISTAS, A CLASSE QUE UNGIU LULLA E O PT AO PODER E QUE AINDA HOJE O BAJULA E ADULA DE TODAS AS MANEIRAS,. MAS NÃO HÁ IMPRENSA "BOA' PARA DITADORES COMUNISTAS E VIGARISTAS, A UNICA IMPRENSA "BOA" É A IMPRESSA CENSURADA OU PRESA!!
QUE OS JORNALISTINHAS PAPARICADORES DO COMUNISMO-BANDALHEIRO ABRAM OS OLHOS! POIS NENHUMA DITADURA COMUNISTA POUPO NENHUM JORNALISTAS, NEM OS "PUXA-SACOS" VIDE CUBA, CHINA, EX-URSS E ETC!

ENQUANTO ISSO OS AMERDALHADOS ENFEITADOS DE SOLDADINHOS DE PAPEL CONTINUAM A AFUNDAR NA OMISSÃO E NA COVARDIA.

Anônimo disse...

Quando o PT estava nascendo ainda nos sindicatos, eu me filiei a ele para solidarizar aos meus amigos que criaram uma chapa e concorrer num sindicato daqui de BH.
Parece que de lá prá cá, os papeis se inverteram. O PT tem a cara de pau de utilizar o poder para lançar mão exatamento daquilo que tanto combateram naquela época: a a ditadura.
Estranho. O poder não mudam as pessoas, o poder apenas revela o que elas realmente são.

Anônimo disse...

HIPÓCRITAS! NÃO É O PT Q QUER A DITADURA! É O POVO!! NÓS DO PT SERVIMOS AO POVO, O QUAL CANSOU DE SER MISERÁVEL ENQUANTO O BRASIL É O 4° PAÍS MAIS RICO DO MUNDO!! ESTAMOS SERVINDO AO POVO QUANDO IMPLANTARMOS A DITADURA DO PROLETARIADO. NÓS NÃO RESPEITAMOS A CONSTITUIÇÃO POR QUE ELA FOI ESCRITA PELA ELITE! NEM RESPEITAREMOS A PROPRIEDADE PRIVADA ENQUANTO HOUVER PESSOAS SEM TERRAS! TUDO É DE TODOS! O POVO QUER A DITADURA SOCIALISTA E NÓS (DO POVO, PELO POVO, COM O POVO) IREMOS IMPLANTÁ-LA, SE VOCÊ APOIA O PT, COMPARTILHE O VIDEO "SOCIALISMO PETISTA" DISTRIBUÍDO AOS MILITANTES DO PT: https://www.youtube.com/watch?v=RnCU7dbFL_8

FINALMENTE ESTÁ CHEGANDO A HORA QUE TANTO ESPERÁVAMOS!!

Anônimo disse...

NÃO É O PT Q QUER A DITADURA! É O POVO!! NÓS DO PT SERVIMOS AO POVO, O QUAL CANSOU DE SER MISERÁVEL ENQUANTO O BRASIL É O 4° PAÍS MAIS RICO DO MUNDO!! ESTAMOS SERVINDO AO POVO QUANDO IMPLANTARMOS A DITADURA DO PROLETARIADO E NÃO RESPEITAMOS A CONSTITUIÇÃO POR QUE ELA FOI ESCRITA PELA ELITE! NEM RESPEITAREMOS A PROPRIEDADE PRIVADA ENQUANTO HOUVER PESSOAS SEM TERRAS! TUDO É DE TODOS! O POVO QUER A DITADURA SOCIALISTA E NÓS (DO POVO, PELO POVO, COM O POVO) IREMOS IMPLANTÁ-LA, SE VOCÊ APOIA O PT, COMPARTILHE O VIDEO "SOCIALISMO PETISTA" DISTRIBUÍDO AOS MILITANTES DO PT: https://www.youtube.com/watch?v=RnCU7dbFL_8

FINALMENTE ESTÁ CHEGANDO A HORA QUE TANTO ESPERÁVAMOS!!