TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, janeiro 01, 2010

CHUVAS: 15 MORTOS EM PRAIAS DE ANGRA

O presidente Lula telefonou na tarde desta sexta-feira (1°) para o governador Sérgio Cabral para oferecer ajuda às vítimas de Angra dos Reis, região da Costa Verde do Rio. A informação é do vice-governador Luiz Fernando Pezão, que acompanha os trabalhos na cidade. Até as 15h30, 15 pessoas já tinham sido encontradas mortas na Praia do Bananal, na Ilha Grande, onde uma pousada e algumas casas ficaram soterradas.

Segundo Pezão, Lula ofereceu ajuda da Marinha nas buscas e a Polícia Federal também dá suporte à operação na região. O vice-governador informou ainda que os trabalhos de resgate devem se estender durante a noite e que estaleiros também vão ajudar com o envio de equipamentos para ajudar na retirada de grandes pedras e árvores que deslizaram. Do site G1


MEU COMENTÁRIO: Agora a grande imprensa está noticiando corretamente a tragédia que se abate sobre a região da Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, castigada pelas chuvas e deslizamentos que já ocasionaram, segundo esta notícia, a morte de 15 pessoas.

Digo corretamente porque não está fazendo como fez em relação a São Paulo, onde culpou o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab pelas chuvas.

Vamos ver o que dizem os colunistas penas alugadas de Lula e seus sequazes.

Nós aqui em Santa Catarina sabemos muito bem o que é uma tragédia em decorrência de chuvas. Entretanto, nunca atribuímos a culpa pela intempérie aos governantes, sejam eles de quais partidores forem.

É claro que o governador Sérgio Cabral, como Serra e Kassa, não têm culpa nenhuma por mais este infortúnio da "mãe natureza".

Fenômenos como as chuvas, enchentes, tsunamis, tornados e similares sempre aconteceram e acontecem em todos os cantos do planeta.

O que se verifica na atualidade é o aumento brutal da população. Quando mais aumenta a população mais pessoas estarão, evidentemente, expostas às intempéries naturais.

A minha solidariedade às populações do Estado do Rio de Janeiro que sofrem com a inclemência dos temporais.

2 comentários:

Alexandre, The Great disse...

É claro que não se pode atribuir "diretamente" aos governantes a responsabilidade por tais eventos. Contudo, em se tratando da Costa Verde do Rio de Janeiro, pode-se atribuir de forma "indireta" pois as encostas de Mata Atlântica vem sendo sistematicamente ocupadas de forma desordenada pela especulação imobiliária e com a leniência (aí sim!) dos governantes, o que os torna co-autores das tragédias.

A Ilha Grande, palco dessa tragédia, foi um desses paraísos que sofreram ocupação desordenada, infelizmente.

MariEdy disse...

"oferecer ajuda" ...
A mesma ajuda que "ofereceu" ao povo de Santa Catarina?
Mutchobrigada.
Aliás, ainda estou muito "magoada" por ter sido chamada de "porco".
Doeu.