TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, janeiro 12, 2010

SPECIAL LATIN-JAZZ WITH TITO PUENTE

As iniquidades da política não me afastarão jamais da música, sobretudo do jazz e da bossa nova. Eis aí uma jóia rara: a banda de Tito Puente (Ernest Anthony Puente Jr.), extraordinário músico americano de origem porto-riquenha e já falecido que dominava como ninguém a difícil execução do timbales. Este instrumento de percussão é obrigatório nas bandas que se dedicam à salsa, mambo, rumba e merengue, ritmos latinos que misturados com o jazz resultaram no que os americanos consagraram com a denominação de "latin-jazz".

Este estilo de música predomina no Caribe e América Central, mas se espalhou pelo mundo depois de sofisticar-se ao incorporar a complexa harmonia do jazz e o improviso.

Aprecio demais o latin-jazz e já postei vários vídeos aqui no blog com apresentações dos bambas nesta área do jazz, como por exemplo o extraordinário pianista Eddie Palmieri, o congueiro Poncho Sanchez e o espetacular sax-alto Paquito D'rivera, cubano também radicado nos Estados Unidos. E há muito mais à disposição no YouTube, Dailymotion e outros sites de vídeos, com destaque, é claro, para o YouTube que já se transformou num monumental acervo de raridades da música de excelência.

Não deixem de ouvir esta extraordinária apresentação do saudoso Tito Puente que também mandava ver no vibrafone e no piano. Mas seu forte era o timbales. Puentes é tido como um dos maiores timbaleiros do mundo.

Nenhum comentário: