TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, janeiro 20, 2010

MAGREZA DE MODELOS JÁ É CASO DE POLÍCIA

"Gente, o que é isso, essa menina está doente?" A frase, de um fashionista sentado na primeira fila de um desfile da SPFW, ilustra um espanto recorrente na atual edição do evento: as modelos estão mais magras do que nunca. Prova disso é que estilistas estão tendo dificuldades em montar seus "castings", fazem ajustes de última hora e escolhem peças estratégicas que escondam os ossos saltados das modelos.

Na SPFW da magreza radical brilham modelos na faixa dos 18 anos, que têm índice de massa corporal, calculado pela Folha, igual ao de crianças de 9 anos. No mundo dos adultos, a Organização Mundial da Saúde chama esse índice de "magreza severa".

NÃO CONSEGUEM NEM ANDAR DIREITO

Chegou a um nível irresponsável e escandaloso a magreza das modelos nas semanas brasileiras de moda. As garotas, muitas delas recém-chegadas à adolescência, exibem verdadeiros gravetos como pernas e, no lugar dos braços, carregam espécies de varetas desconjuntadas. De tão desencarnadas e enfraquecidas, algumas chegam a se locomover com dificuldade quando têm que erguer na passarela os sapatos pesados de certas coleções.

Usualmente consideradas arquétipos de beleza, essas modelos já estão se acercando de um estado físico limítrofe, em que a feiura mal se distingue da doença.

Essa situação tem o conluio de todo o meio da moda, que faz vista grossa da situação, mesmo sabendo das crueldades que são impostas às meninas e das torturas que elas infligem a si mesmas para permanecerem desta maneira: um amontoado de ossos, com cabelos lisos e olhos azuis.

Uma rede de hipocrisia se espalhou há anos na moda, girando viciosamente, sem parar: os agentes de modelos dizem que os estilistas preferem as moças mais magras, ao passo que os estilistas justificam que as agências só dispõem de meninas esqueléticas. Em uníssono, afirmam que eles estão apenas seguindo os parâmetros de beleza determinados pelo "mercado" internacional --indo todos se deitar, aliviados e sem culpa, com os dividendos debaixo do travesseiro. Leia MAIS

3 comentários:

Anônimo disse...

É Aluizio, bichas odeiam mulher, mesmo!
E estão "ditando o padrão de beleza" há anos.
Bando de estúpidos.

Abs.
Marcos

Anônimo disse...

Tai Sr Aluizio, mudando de assunto, o governo americano estao mandando mais soldados/mariners, navios e porta avioes, navios hospitalar, no Brasil para mandar 1300 ou 1500 soldados, o senado vai reunir e discutir, e se aprovar vai ter que publicar no diario oficial da uniao, e ai comeca convocacao, no minimo levara 2 semanas com preparativos, e depois quer ter lideranca na ajuda humanitaria, vai te...

Escatopholes disse...

Realmente essa fotografia aí parece ser de um esqueleto ambulante. Não sei o que o pessoal vê de bonito nisso aí!!!