O preço pago por um brasileiro por um telefone fixo caiu 63% e o do celular 25% em um ano. Mas, ainda assim, o País tem um dos custos mais altos do mundo em telecomunicações. O alerta faz parte do estudo anual produzido pela União Internacional de Telecomunicações sobre tecnologias da informação e que mostra que o País pena para ganhar espaço em termos de capacidade de telecomunicações.
O Brasil subiu de forma marginal no ranking que mede a preparação de cada país em termos de tecnologia de comunicação, passando do 61º lugar para o 60º entre 2008 e 2009. Mas o País ainda não voltou à posição que detinha em 2002, quando estava entre as 50 economias mais competitivas nesse setor. O motivo da queda seria a relativa baixa educação da população, inclusive para usar as novas tecnologias.
Outro fator é o custo ainda cobrado por operadoras que prestam serviços de comunicações. Segundo a UIT, o preço médio do celular no Brasil caiu em 25% em comparação à renda da população. A taxa de queda foi exatamente a que se verificou na média mundial. Hoje, um brasileiro gasta em média 5,66% para usar o serviço, contra 7,5% em 2008. A taxa é mais de cinco vezes a que operadoras cobram na Europa e apenas 40 países de um total de 161 economias analisadas tem celulares mais caros que o Brasil, quase todos as economias mais pobres do mundo. Em Mianmar, por exemplo, o custo do celular chega a 70% da renda média de um cidadão.
Entre 2008 e 2009, o Brasil foi um dos 20 países que mais cortou custos com celulares. Mas, ainda assim, todos os países dos Brics e todos os sul-americanos pagam menos pelo celular que os brasileiros. A Bolívia é a única na região que tem um celular mais caro. Macau, Hong Kong, Dinamarca e Cingapura são os locais mais baratos para o celular, onde o serviço é responsável por meros 0,1% da renda média.
Apesar disso, o Brasil viu uma explosão no número de assinantes de celulares. Hoje, 78% dos brasileiros tem um celular, conta 63% em 2008. Em 2002, essa taxa era de 19,5%. O Brasil acompanhou a tendência mundial. No final de 2009, 4,6 bilhões de celulares estavam em funcionamento no planeta, contra 1,3 bilhão de telefones fixos.
No Brasil, o preço do telefone fixo ainda sofreu a segunda maior queda no mundo entre 2008 e 2009. A redução foi de 63%, superado apenas pela Rússia. O custo médio passou de 5% da renda de uma família para 2,1% em 2009. Diante da queda, o número de telefones aumentou. Em 2007, eram 20% da população com telefone fixo. Em 2008, chegou a 21,7%. Do site do Estadão
MEU COMENTÁRIO: No momento em que Lula e seus sequazes falam em reestatizar o setor de telefonia com a recriação da 'Telessauro', começam a circular matérias como esta que está aí no site do Estadão que reproduzo acima.
Vamos aguardar. Daqui a pouco aparecerá um 'iluminado' a discorrer sobre os benefícios da estatização, quando ocorre exatamente o contrário.
A universalização da telefonia só ocorreu no Brasil com o governo Fernando Henrique Cardoso que teve a coragem histórica de acabar com a vagabundagem das teles estatais. Privatizou e conseguiu fazer uma verdadeira revolução na telefonia brasileira. Hoje qualquer pessoa pode ter um telefone celular. Antes, só se fosse amiguinho de um dos diretores das telefônicas estatais que passaram anos mamando o dinheiro público e prestando um péssimo serviço à população.
Não precisa ir buscar dados da União Internacional de Telecomunicações para se constatar que o preço do uso de telefone é escandaloso. E isso ficou pior depois do governo do PT, já que a intenção desses dinossauros é recriar a jurássica Telebrás e arranjar mais um cabide para empregar a petralhada.
E ficou pior porque as agências controladoras foram praticamente destruídas para a consecução do plano estatizante do PT.
Votar na candidata do PT é fazer com que o Brasil retorne a passos rápidos para o passado ou talvez para as cavernas, quando o meios de comuinicação serão aspenas rudimentares tambores e sinais de fumaça.
Para trás, Brasil, para trás!
terça-feira, fevereiro 23, 2010
ABUSO NO PREÇO DA TELEFONIA FAZ PARTE DO PLANO DO PT PARA RECRIAR A 'TELESSAURO'
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
2/23/2010 03:09:00 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
é só desenhar para o lula e sua corja. Diminua os impostos sobre a telefonia, sobre a banda larga e vera como fica mais barato. Só nesse pais que se paga icms sobre o icms do rpoduto ou serviço.Eos botucudos aceitam de cabeça baixa . Só vão acabar com isso quando deixarmos de ser acomodados e ir para rua reclamar.
Quando o capital estrangeiro perceber o caminho que o Brasil estara tomando c/ os PTrossauros, vai acontecer a classica fuga de capitais. Quem viver, vera.
Olá, carlos roberto. Bem-vindo à área! Que dia é a passeata?
Postar um comentário