TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

JOBIM QUER EXONERAR GENERAL QUE CRITICOU PLANO DE DIREITOS HUMANOS COMUNISTA

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, pediu nesta quarta-feira, 10, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a exoneração de um general de quatro estrelas envolvido numa polêmica sobre a Comissão da Verdade, grupo criado por decreto presidencial que irá investigar crimes contra os direitos humanos no período da ditadura.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo desta quarta, o chefe do Departamento Geral do Pessoal do Exército, general Maynard Marques de Santa Rosa (foto), seria o responsável por uma nota em que afirma que a comissão será formada por "fanáticos" e se transformaria em uma "comissão de calúnia".

"Confiar a fanáticos a busca da verdade é o mesmo que entregar o galinheiro aos cuidados da raposa", afirma o general.

De acordo com nota divulgada na tarde desta quarta-feira pelo Ministério da Defesa, ao ser contato por Jobim, o Comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, esclareceu que a nota era uma "correspondência pessoal do referido Oficial-general indevidamente propagada pela Internet, sendo, portanto, uma opinião particular".

Mas, depois de conversar com o general Enzo, Jobim decidiu pelo afastamento do general Santa Rosa, que entraria para a reserva em março. O ministro considera que o oficial quebrou a hierarquia militar ao distribuir as manifestações.

A nota do Ministério da Defesa confirma o pedido de Jobim, e esclarece que, inicialmente, o ministro havia pedido a exoneração de Santa Rosa "do cargo de Chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Comando do Exército, ficando adido ao Gabinete do Comandante do Exército".

Entretanto, ainda segundo o informe, após ser contatado por Jobim e avaliar a dimensão do caso, o general Enzo "sugeriu que a providência solicitada pelo Ministro fosse a exoneração do Oficial-general, proposta aceita e imediatamente encaminhada à apreciação do Presidente da República". O ministério destaca que a Comissão da Verdade foi "criada por decreto presidencial após negociação entre vários ministérios, e com participação do Ministério da Defesa."

Plano de Direitos Humanos

Santa Rosa é general de quatro estrelas (maior patente militar) e faz parte do Alto Comando do Exército. Já se envolveu em pelo menos dois outros conflitos com autoridades civis durante o governo Lula. Em 2007, discordou das negociações para a reserva indígena Raposa/Serra do Sol e foi afastado da Secretaria de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais de Defesa pelo ministro Jobim. Em 2009, assinou nota com outros dois generais da ativa criticando a Estratégia Nacional de Defesa e o novo organograma das Forças Armadas.

A criação da Comissão da Verdade faz parte das propostas contidas no 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), elaborado pelo secretário especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi. A divulgação do PNDH-3, no fim de 2009, gerou uma crise entre a cúpula do governo, o Ministério da Defesa e o comando das Forças Armadas. Os militares temiam que a proposta de criação de uma Comissão da Verdade para esclarecer casos de desaparecidos durante a ditadura militar teria um caráter "revanchista". Após pressão do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e de militares, o texto do programa foi alterado e a expressão "repressão política" foi removido.

O texto de Mayanard criticando a Comissão da Verdade foi reproduzido em blogs de militares e outros sites. Leia abaixo a íntegra:

"A verdade é o apanágio do pensamento, o ideal da filosofia, a base fundamental da ciência. Absoluta, transcende opiniões e consensos, e não admite incertezas.

A busca do conhecimento verdadeiro é o objetivo do método científico. No memorável “Discurso sobre o Método”, René Descartes, pai do racionalismo francês, alertou sobre as ameaças à isenção dos julgamentos, ao afirmar que “a precipitação e a prevenção são os maiores inimigos da verdade”.

A opinião ideológica é antes de tudo dogmática, por vício de origem. Por isso, as mentes ideológicas tendem naturalmente ao fanatismo. Estudando o assunto, o filósofo Friedrich Nietszche concluiu que “as opiniões são mais perigosas para a verdade do que as mentiras”.

Confiar a fanáticos a busca da verdade é o mesmo que entregar o galinheiro aos cuidados da raposa.


A História da inquisição espanhola espelha o perigo do poder concedido a fanáticos. Quando os sicários de Tomás de Torquemada viram-se livres para investigar a vida alheia, a sanha persecutória conseguiu flagelar trinta mil vítimas por ano no reino da Espanha.

A “Comissão da Verdade” de que trata o Decreto de 13 de janeiro de 2010, certamente, será composta dos mesmos fanáticos que, no passado recente, adotaram o terrorismo, o seqüestro de inocentes e o assalto a bancos, como meio de combate ao regime, para alcançar o poder.

Infensa à isenção necessária ao trato de assunto tão sensível, será uma fonte de desarmonia a revolver e ativar a cinza das paixões que a lei da anistia sepultou.

Portanto, essa excêntrica comissão, incapaz por origem de encontrar a verdade, será, no máximo, uma “Comissão da Calúnia”.

Gen Ex Maynard Marques de Santa Rosa"


N.B.: Este é o texto na íntegra que está no site do jornal O Estado de São Paulo

5 comentários:

Atha disse...

É, está mais que provado, os Bispos e os padres "Teologia da libertação", interpretada ao avezo avesso, dizem e todos correm a cumprir o mandamento do Mando. É o mesmo que aconteceu com o Delegado que disse que ia pedir Brizion Brebentiba em Prisão Preventiva dos "Líderes" do MST.

Foi só um Bispo defender o Bobibento em Movimento, para que o Delegado sumisse e ficou o dito por não dito até que muito mais adiante, surge um Juiz que fez o serviço pretendido per esse delagado por delegação de Poder, se todos rezam o mesmo Catecismo só pode abrir um cismo em Cate.

Anônimo disse...

Até que enfim, surgiu um General que honra sua farda, diferente do melancia enzo e do outro, que já está se desculpando pelo que declarou no antro de vagabundos, digo "congresso".
Vamos aguardar a manifestação da caserna com recados ao cachaceiro mór e sua quadrilha, para que se recolham e aproveitem seus ultimos dias de poder ou não cheguem a aproveitar!
FOGO NELLES!!!
Eduardo.50

José de Araújo Madeiro disse...

Aluízio,

Sabemos do recato do soldado, do dever às leis e à órdem, no particular da hierarquia e da disciplina.

São os dispositivos da Constituição, quando o soldado está submetido ao respeito ao chefe supremo das FFAA, o presidente da república.

Assim dentro da legislação e do estado democrático de direito.

Todavia se o próprio presidente desrespeita às leis e à Constituição. Este, o Lula, é que não tem postura para ser o que jurou solene, para ser o chefe supremo das FFAA.

Ninguém é maluco de ter obediência cega à ninguém. O soldado não é um burro de cargo, é um cidadão fardado a serviço da nação e não do Lula. Lula para ser respeitado, deve respeitar primeiro, cumprindo às leis e respeitando às instituições, como numa sociedade saudável e civilizada.

Então o General Maynard está absoluto e correto no seu dever de ser um soldado exemplar, da escola do patrono Duque de Caxias.

O Enzo, desta feita, mais uma vêz escorrega na bola e revela uma postura de um militar carrerista e que deploravelmente enverga a farda que veste, por contemporizar com um governo sem predicados e sem ética.

Então, de parabéns o General Maynard Santa Rosa, que o seu exemplo seja o retrato a ser revelado pelas tropas brasileiras, no seu cotidiano, do Brasil acima de todos homens, sobretudo de um governo sem respeito pelos valôres tradicionais da nação brasileira e que não cumpre os preceitos da constituição, jurados durante sua posse.

Att. Madeiro

livrexpress disse...

O general Maynard fala a VERDADE e já dispara uma onda de perseguição contra ele, e contra quem concorda com ele.
Por aí podemos confirmar, mais uma vez, que tipo de "verdade" a petralhada busca.

Atha disse...

Os izguerdas desse pedaço são o São Chavez Enbarbado Enbarnado Engarnado Encarnado que os Bestas do Apocalipsi festejam no falso Balbabal em Garnabal e Carnaval no Sabódrobo em Sambódrmo.

Quem não entrar na Boli Golia e Folia vai pra Giliotina Guilhotina com o Crânio decepado e depois é dicipado após ser queimado. no Bobo Fobo Fogo dos Imbernos infernos que, para esfriao Fogo Bôbo mudaram para Inverno. Esses Omes são de ababorá apavorá, é um Babor Pavor Favor.

O apavorado diz: Por pavor, faça-me um Favor e pavor foi favorecido e mudado para Baborabel em Favoravel e Favoravel mente e mente consta mente, Frecuente mente até o que mente, ficar gravado na Bente Mente que é a Sebente semente sebeada semeada.

Lula de Babi invertido em Biba e Siba Silba Silva salva selva solva e Abisolva os Ababin Azazin Assassinos, é o que Lula do Boné Boneco de recado faz e defende e diz que "nenhum giverno fez mais que eu".

Quem não entender, faça um exercicio no Exército para exercitar your Momory.