O preso político cubano Orlando Zapata, de 42 anos, morreu ontem após 85 dias de greve de fome por melhores condições de detenção. A morte ocorreu no mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Cuba para reunir-se com os líderes cubanos.
No domingo, 50 presos políticos cubanos - membros do grupo de 75 condenados em 2003 - pediram em uma carta divulgada em Havana que o presidente Lula intercedesse por sua libertação durante a visita. Eles também tinham solicitado ao presidente que intercedesse por Zapata - considerado um preso de consciência pela Anistia Internacional - e alertado que o estado de saúde dele era grave. Zapata morreu em um hospital de Havana para onde tinha sido levado de urgência na noite de segunda-feira, disse Laura Polan, membro do grupo de mulheres de dissidentes políticos Damas de Branco.
Zapata não estava entre os presos políticos mais conhecidos da ilha. Ele foi preso em 2003 por participar de uma greve de fome e condenado a 3 anos de prisão, declarou Elizardo Sánchez, líder da ilegal, mas tolerada, Comissão Cubana de Direitos Humanos. Segundo a Anistia Internacional, a condenação foi elevada a 25 anos e 6 meses de prisão por delitos como "desacato", "desordem pública" e resistência".
"É uma grande tragédia para a família dele, para o movimento a favor dos direitos humanos em Cuba e para o governo cubano, pois ocorrerão protestos aqui e lá fora", disse Sánchez. "A morte dele mostra a arrogância totalitária que não mede o impacto humano de seus atos", acrescentou.
"Foi um assassinato com roupagem judicial. É uma morte que poderia ter sido evitada", disse Sánchez. Segundo ele, as autoridades cubanas deveriam ter dado alimentação forçada a Zapata para impedir que ele morresse.
Zapata, um encanador, iniciou a greve de fome em dezembro na prisão de segurança máxima da Província de Camaguey, onde só ingeria água. Na semana passada foi transferido para uma prisão em Havana, já semi-inconsciente. Do site do Estadão
MEU COMENTÁRIO: A morte do preso político que estava em greve de fome acontece no momento em que Lula visita o tirano Fidel Castro, para entregar a ele ajuda financeira que ultrapassa U$ 1 bilhão.
quarta-feira, fevereiro 24, 2010
MORRE PRESO NAS MASMORRAS DE FIDEL
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
2/24/2010 10:27:00 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
A morte de Orlando marca fortemente a criação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, ocorrida na mesma data e que, dentre outros objetivos, promete velar “pelo respeito aos direitos humanos". Um grupo de presos de consciência cubanos havia solicitado em carta ao "Noço Rei", que ele aproveitasse sua presença na reunião de criação de mais esse monstrengo - cria do Foro de São Paulo - intercedendo por eles e, particularmente por Zapata, ante a ditadura dos irmãos Castro. A carta foi ignorada pois o Borracho-Mor brasileiro não pode se envolver em "questões internas" de outro país. A não ser quando é do interesse dos narcoguerrilheiros e bolivarianos como fez recentemente o fantoche Megalonanico, comandado pelo Chanceler de Boca Podre, ao exigir a volta do Zé Laia a Honduras como requisito da volta daquele país ao seio da OEA.
Quem não se lembra da morte daqueles três jovens que foram fuzilados por ordem desse grande humanista e imperador do reino de Cuba? O motivo, deixar um aviso claro à população de que qualquer tentativa de deixar a ilha terá como consequência a morte. Tarso Genro, outro humanista de primeira grandeza, devolveu os pugilistas cubanos para o Éden cubano. Eles insistiam em ser infelizes fora daquela ilha paradisíaca. E agora a morte de um perigosíssimo facínora que cometeu o crime de fazer guerra de fome por melhores condições na prisão em que se encontrava. Fico imaginando o que se passa na cabeça de um Marco Aurélio Garcia, um José Dirceu, o próprio Lula ao dar guarida às ações desses grandes amigos cubanos e, particularmente, os Castros. Que coisa!
Aluizio : Este é mais um cadáver que permanecerá insepulto ao longo da história .
Abraços
Foto do ano:
"o coma andante e o pitú andante".
Melhor que isso,só a declaração do roriz, que ficou indignado com a corrupção no gdf.
VADE RETRO!!!!
FOGO NELLES!!!
Eduardo.50
Atencao eleitores brasileiros: Lula da Silva e cumplice no assassinato desse senhor cubano!
PT nunca mais! Acorda Brasil!
Estamos divulgando o lançamento do episódio piloto da animação “Republiqueta”, protagonizada pelo Presidente Lula.
“Acuado por denúncias de corrupção e vendo sua popularidade despencar, Lula inicia uma busca para descobrir, afinal de contas, quem o traía, desenterrando os segredos mais escusos de seu próprio governo.”
Para assistir basta entrar no blog da produtora Aeon Audiovisual, http://blog.aeonav.com ou pelo link http://blip.tv/file/3259450.
O download é gratuito.
Abração e obrigado
Tópicos em destaque:
Lula: Brasil investe em Cuba por acreditar em fim do embargo e a chegada do Dezembagador, o Lula da Sílaba.
O presidente Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que os investimentos que o Brasil faz na ilha de Cuba são feitos na expectativa de que o embargo econômico, imposto pelos Estados Unidos em 1962, seja suspenso no curto prazo. Ferrenho crítico das sanções impostas pela Casa Branca após a chegada de Fidel Castro ao poder, Lula observou que, nos tempos de hoje, não existe argumento para a sanção persistir.
Lula nega ter recebido pedido de ajuda de dissidentes cubanos
Dissidentes dizem ter enviado carta para que ele intercedesse.
Em Havana, Lula lamentou morte de preso em greve de fome.
Minc poderá receber aposentadoria por tempo de exílio.
A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça concedeu nesta quarta-feira ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o direito de contar o tempo em que ficou exilado durante a ditadura militar, entre 1970 e 1979, para obter sua aposentadoria.
Segundo o ministério, Minc já havia sido anistiado em 2007, quando recebeu uma indenização de R$ 100 mil, mas somente agora o recurso da contagem do tempo foi julgado pela comissão.
Base governista troca convocação de Dilma por Vannuchi na CCJ do Senado. Ministra iria falar sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos. Oposição se retirou da votação ao perceber que seria derrotada.
Morreu de fome? quem mandou não comer! Aliás prá morrer de fome em Cuba, só mesmo com uma greve de abstinência alimentar como essa, e desde que levada a sério e predisposto ao sacrifício, porque, do contrário não surtirá nenhum efeito a impactação política pretendida! Só falta me dizer que foi o Presidente Lula que subtraiu, no momento final da agonia, a marmita contendo o rango necessário à sobrevivência do suicida.
Postar um comentário