Um cientista entre os chamados "céticos do aquecimento global" defende que boa parte dos dados que apontam o aumento da temperatura do planeta devem ser ignorados porque milhares de estações de medição espalhadas pelo mundo estão sendo afetadas por condições que distorcem os seus resultados.
O meteorologista Anthony Watts afirma em um novo relatório que "os dados sobre a temperatura global estão seriamente comprometidos porque mais de três quartos das 6 mil estações de medição que existiam no passado não estão mais em funcionamento".
Watts acrescenta que existe uma "grave propensão a remover estações rurais e de altitudes e latitudes mais altas (que tendem a ser mais frias), levando a um exagero ainda maior e mais sério do aquecimento".
O relatório intitulado Surface Temperature Records: Policy Driven Deception? (algo como "Os Registros das Temperaturas da Superfície: Mentira com Motivação Política?", em tradução livre) foi publicado de forma independente, e não em revistas científicas - nas quais os artigos de um autor passam pelo crivo da análise de colegas.
Mas outros pesquisadores apoiam a análise de Watts, incluindo o professor de ciências atmosféricas John Christy, da Universidade do Alabama, que já esteve entre os principais autores do IPCC - o painel da ONU sobre mudanças climáticas. Leia MAIS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
A TERRA ESTÁ ESFRIANDO E NÃO ESQUENTANDO.
ESSA É A TESE DO PROFESSOR BRASILEIRO, ESPECIALISTA EM CLIMA, LUIZ CARLOS MOLION. HÁ UMA BELÍSSIMA ENTREVISTA NO YOU TUBE, EM 7 MÓDULOS.
O pesquisador fala disso na sua entrevista. Ele diz que as estações terrestres ( a superfície terrestre é de 27% do globo, o resto é água) da Sibéria, por exemplo, foram desligadas pelos russos desde 1989 e isso afeta a forma como se faz a média da temperatura. os adeptos da tese do aquecimento também não consideram os dados de centenas de bóias oceânicas que operam a dois mil metros de profundidade e mostram claramente que a água dos oceanos está esfriando.
Isto significa que estão manipulando os dados colhidos em grandes zonas urbanas (onde há mais calor) para favorecer os ecologistas do aquecimento. Isso é fraude.
Capitão.
Postar um comentário