TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, março 27, 2010

ANALISTAS ACREDITAM QUE HÁ UMA 'BOLHA' AMEAÇANDO ECONOMIA BOTOCUDA DO BRASIL

Dois grandes bancos internacionais afirmaram na última sexta-feira que há bolhas em formação no Brasil, como mostra matéria de Bruno Villas Bôas e Martha Beck, com agências internacionais, publicada na edição desta sexta-feira, do GLOBO.

Para Gerard Cremoux, co-diretor para América Latina do banco de investimentos suíço UBS, a bolha está no mercado de ações, que poderá sofrer uma correção no próximo ano quando as valorizações estourarem.

Já o estrategista Ben Laidler, do americano JPMorgan, disse que a economia do Brasil corre o risco de "superaquecer" e que a moeda do país, o real, está "supervalorizada". Analistas discordam das afirmações de bolha na bolsa e no câmbio, mas concordam que há riscos quanto ao aquecimento da economia, com um ritmo de expansão de 2% ao ano. Mas, segundo eles, o governo e o Banco Central (BC) têm mecanismos para impedir um crescimento maior, com a retirada de incentivos fiscais e o aumento da taxa básica de juros, a Selic.

- O BC deixou claro que vai subir juros, a questão está no tamanho dessa alta, se ela será suficiente ou não - diz Roberto Padovani, do WestLB.

Técnicos da área econômica, por sua vez, discordam da ideia de que a economia está superaquecida. Segundo assessores do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a previsão do governo para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) para este ano, de 5,2% - mas que deve ser revista para cima - indica um crescimento sustentável tanto para 2010 quanto para os próximos anos. Segundo o governo, o PIB potencial em 2010 está em torno de 5% e vai subir para algo entre 5% e 5,5% nos próximos anos.

Segundo Alexandre Póvoa, da Modal Asset, a relação entre o preço das ações negociadas na Bovespa e os lucros das empresas - um indicador do descolamento entre a bolsa e fundamentos econômicos - está dentro da média histórica, em 13 vezes. Nos EUA, essa relação está atualmente em 14 vezes, explica. Na época da bolha de 2002, essa relação chegava a 60.

Cremoux, do UBS, disse, na Columbia University, em Nova York, que o aumento de empresas lançando ações mostra que o mercado de ações do Brasil está ficando supercarregado.

- O Brasil parece uma bolha. O mercado espera um bocado de atividade no Brasil este ano. Podemos ver a maior oferta de ações jamais feita. É para ficar .

Veja íntegra da matéria na edição do GLOBO Digital (exclusivo para assinantes)

MEU COMENTÁRIO: Quando esse troço explodir, sai de baixo. É por isso que o Meireles já está turbinando os juros.

O Brasil é um lixo, uma mentira, fruto do marketing do lulismo e dos oportunistas que apóiam essa política econômica de arrocho salarial, altíssima carga tributária sobre a classe média e juros altos para segurar o consumo. Como essa política ganham: o governo - leia-se Lula e seus sequazes; grandes banqueiros e mega empresários e os bolsa-família.

A verdade é que se a taxa de juros fosse decente como na Europa, Estados Unidos e Japão, o Brasil explodiria, porque não tem nem produção e nem equipamentos para responder a um inusitado verdadeiros crescimento econômico.

E os empresários - ahá, esses eu conheço bem...hehehe...- são todos patrimonialistas, sabujos de qualquer governo cuja política permita que metam a mão no dinheiro público.

Se fossemos depender dos industriais brasileiros estaríamos ainda no tempo do boi e do arado.

O Brasil é tão nanico economicamente que nenhuma crise financeira o afeta. É tudo mentira! E, provavelmente, essa tal bolha à qual aludem os economistas também seja de araque, como de araque é o Brasil. Um lixo!

Aproveito a oportunidade para mandar um recado para o Mestre Sponholz. Alô, Alô, Spon. Manda aí uma charge sobre a "bolha botocuda"...hehehe...

6 comentários:

Escatopholes disse...

Esse previsionistas são realmente um bando de incompetentes de pai e mãe.
Por que eles não conseguiram prever a crise do ano de 2008/2009?
Qual o é o verdadeiro interesse em divulgar esse tipo de dado? Seria ,por acaso, o fato da econômia brasileira estar em melhores condições do que vários países da zona do Euro que estão quebrados?
Ou será o medo da concorrência?

Anônimo disse...

Há tempos fiz um pequeno comentário sobre a possibilidade de uma bolha ameaçando a economia brasileira.Um brasileiro leigo em economia mas que sabe administrar seus gastos já percebeu a realidade econômica brasileira.Este filme já vimos antes.O trabalhador está mergulhado em dívidas.O cartão de crédito virou moeda corrente(Como nos Estados Unidos!).A maioria do brasileiro compra acima das suas possibilidades.Em Porto Alegre o número de automóveis cresceu além do que a cidade pode suportar.Virou um pesadelo!...A maioria compra em financiamentos de até 80 meses.As favelas brasileiras já estão com estacionamento!Alimentação também para pagar em 40 dias.Os salários estão muito baixos, as taxas de juros altíssima.Há ainda o "Pac" , um fundo misteriosa para investimentos que serve para esviar dinheiro, bolsa família,bolsa gasolina. bolsa bandido para quem tem familiares no presídio.Além disso dinheiro perdido nas cuecas, ceroulas,pastas, contas milionárias no exterior com dinheiro público. Temos que pensar que os Estados Unidos é um país que apesar dos problemas econômicos vende tecnologia.O Brasil ainda espera para chegar lá.O lulismo é perito em pesquisas que escondem a verdade.Um dia esta economia vai cair do cavalo e mostrar sua verdadeira cara!

Anônimo disse...

Gostei Amorim, é isso mesmo! O Brasil é uma mentira! Só propaganda falsa.

Alexandre, The Great disse...

O pior é que a tal "bolha", criada pelo megalomaníaco botocudo e cachaceiro, poderá estourar no governo de José Serra. E aí?

Stefano di Pastena disse...

Falou e disse, Aluizio. O Brasil e' um lixo, uma fazenda botocuda onde o presidente e seus capatazes fazem o que bem entendem. Nojo!

Anônimo disse...

Os bolcheviques jurassicos entupiram o servico publico de parasitas e esbanjam dinheiro a rodo. Depois quando a merda estourar no proximo governo eles vao cair de pau.