O pré-candidato à Presidência do PSDB, José Serra, abriu nove pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff (PT), mostra pesquisa Datafolha publicada na edição deste sábado da Folha (íntegra disponível somente para assinantes do jornal ou do UOL). O tucano tem 36% e a petista 27% das intenções de voto.
Na pesquisa realizada em fevereiro, Serra tinha 32% e Dilma 28%.
Ciro Gomes (PSB) ficou com 11% (tinha 12% em fevereiro). Marina Silva (PV) está estacionada e manteve os 8% obtidos no mês passado.
Em um eventual segundo turno, o tucano venceria a petista por 48% contra 39%.
A pesquisa, registrada sob o número 6617/2010, foi realizada nos dias 25 e 26 com 4.158 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
MEU COMENTÁRIO: Os jornais agora lutam com os números para minimizar o efeito avassalador de José Serra, que ainda nem sequer foi oficializado como candidato e não está em campanha pelo Brasil a fora, como faz Dilma a bordo de Lula. O que está acima é a chamadinha mirrada do site UOL. Transcrevo como segue a matéria da Folha, que é destaque de capa, assinada por Fernando Rodrigues. Reparem que a manchete diz que Dilma estacionou, quando na verdade oscilou para baixo! Em todas as pesquisas eleitorais feitas até agora José Serra continua liderando, sem estar em campanha pelo país e sem contar com uma única matéria na grande imprensa que lhe seja favorável. Leiam o que escreve o Fernando Rodrigues. Aperta daqui, aperta dali, mas não tem jeito. Serra por enquanto é o campeão imbatível nas pesquisas:
A MATÉRIA DA FOLHA
O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, abriu nove pontos de vantagem sobre a petista Dilma Rousseff e voltou a ser líder isolado na corrida ao Palácio do Planalto.
Pesquisa Datafolha realizada nos dias 25 e 26 deste mês mostra o tucano com 36%. A petista tem 27%. Há um mês, eles tinham 32% e 28%, respectivamente, no mesmo cenário.
Como a margem de erro da pesquisa Datafolha é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Serra apresentou crescimento real -embora tenha retornado ao patamar de dezembro, quando tinha 37%.
Já Dilma, pela primeira vez não apresentou crescimento na sua curva de intenção de votos: a petista oscilou negativamente um ponto percentual.
No mesmo levantamento, Ciro Gomes (PSB) ficou com 11% (tinha 12% em fevereiro e 13% em dezembro). Marina Silva (PV) está estacionada e manteve os mesmos 8% obtidos em dezembro e há um mês. Indecisos, brancos e nulos somam 7% e 11% não souberam responder.
Quando o Datafolha exclui Ciro da lista de candidatos, o cenário fica semelhante. Serra vai a 40% contra 30% de Dilma -a diferença entre ambos passa de nove para dez pontos, mas essa variação está dentro da margem de erro.
Sem Ciro, Marina pula para 10% e continua sem ameaçar o pelotão da frente.
2º turno e rejeição
As simulações de segundo turno seguiram os cenários de primeiro turno, com a recuperação de Serra. Numa hipotética disputa entre Serra e Dilma, o tucano venceria hoje com 48% contra 39% da petista -uma distância de nove pontos. Em fevereiro, os percentuais eram de 45% a 41%.
Em termos de rejeição, do ponto de vista estatístico, os quatro principais concorrentes estão empatados no limite da margem de erro, mas quem numericamente tem o pior índice é Ciro Gomes, com 26%. Colados a ele vêm José Serra (com 25%), Dilma Rousseff (23%) e Marina Silva (22%).
Espontânea e nanicos
As curvas da pesquisa espontânea, quando o entrevistado diz em quem deseja votar sem ver uma lista de nomes, têm uma evolução discrepante do levantamento estimulado.
Diferentemente do que ocorreu na pesquisa em que o eleitor vê seu nome, em que está estabilizada, Dilma continuou sua curva ascendente no levantamento espontâneo. Tinha 8% em dezembro, passou a 10% em fevereiro e agora chegou a 12%.
Esse percentual a coloca à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (8%), que, até dezembro, liderava com folga a pesquisa espontânea. Isso mostra que a cada pesquisa o eleitor deixa de citar o nome do atual presidente porque vai percebendo que o petista não será candidato.
Serra pontuou 8%, o mesmo percentual de dezembro. Ciro e Marina marcaram 1% cada. Houve também 3% para "candidato do Lula" e 1% para "no PT/candidato do PT".
Pela primeira vez o Datafolha pesquisou candidatos de partidos pequenos. Por enquanto, só Mario de Oliveira (PT do B) conseguiu menções para pontuar 1%. Todos os demais estão abaixo desse patamar. Do jornal Folha de São Paulo deste sábado
12 comentários:
Deus ajuda a quem cedo madruga !
Que beleza.
Abraço.
É um alívio ler que a datafolha publica algo favorável ao Serra.
Até eu estava enjoado de tanto ver o homem apanhar da folha e do estadão, não que esses veículos pararão mas, já é reconfortante ver uma notícia verdadeira.
Antes da divulgação desta pesquisa, o Blog da Dilma informou que os tucanos estavam desesperados diante da publicação e publicou o comentário de 2 dilmistas. Vejam só:
2 Dilmistas comentaram:
Pedro Bueno disse...
Vamos deixar pesquisas para mais tarde? Quem falar dessa forma para FHC vai levar um desaforo. Estão tão nervosos que parecem até mãe que está para ser avó pela primeira vez dentro de poucas horas.
23/03/2010 09:13:00
Anônimo disse...
Se o resultado desta pesquisa sair antes do dia 02 de abril o Serra desiste de deixar o governo de São Paulo e aí vai se candidatar a reeleição que ele considera que será fácil.
Com certeza este resultado já trará a Dilma na frente do Serra e com um crescimento dela em São Paulo o que vai causar mais desespero ainda entre os tucanos pois lá é o ninho deles
Em todas as pesquisas faço um cálculo por região. Pegueia o total de elitores por região ( site do TSE, ainda de dezmbro de 2009) e deduzi abstenções, votos e brancos e nulos, levando em conta os percentuais das eleições de 2008, prefeito, primeiro turno, e cheguei àquilo que seriam os votos válidos dados para Serra e Lula.Transformei os percentuais de ambos, por região, euiparando-os ao 100% e nesta pesquisa nova do Datafolha cheguei ao seguinte resultado:
Dentro daquele meu estudo, por região, nesta nova pesquisa Datafolha consegui, até agora, os percentuais do Sudeste ( Serra 40 e Dilma 24 ), Nordeste ( Serra 25 e Dilma 35 ) e Sul ( Serra tem 48 e Dilma 20 ); fazendo meus cálculos, temos Serra com 13.013.795 na frente. Como normalmente ele vence no Norte/Centro Oeste, esta diferença deve ficar ao redor dos 15 milhões de votos.
Acho que a mídia deveria dar mais atenção e o povo a se indignar contra a roubalheira petralha, e a justiça ser tambem eficiente como foi no caso Nardoni!
Aí sim, a coisa ia ficar beleza!
"(...) e voltou a ser líder isolado na corrida ao Palácio do Planalto."
Uai, como diz o mineiro, alguma vez ele deixou de ser líder ISOLADO???
Barbaridade, tchê, diz o gaúcho.
Fernando Rodrigues, o homem das análises elevador, usou as pesquisas espontâneas para mostrar que Dilma ainda está em ascensão, disse que ela variou de 8 para 12%. Todavia, perdeu pontos na pesquisa comparativa, que segundo ele foi um "estacionamento". Lamentável. Quando Serra se mantêm, está caindo. Quando Serra sobe, só recuperou o que havia perdido. E Dilma quando sobe um ponto, está em ascensão, quando cai 4, como agora, está estacionada. Dilma entrou em marcha ré porque a euforia passou, a entrevista de Serra ao jornalista Datena e as notícias de que ele lançará sua candidatura em 10 de abril surtiram efeito e mostram que ele é favorito. Serra pode até perder lá na frente, mas nunca antes na história deste país, um líder, sem pré-campanha, ilegalidade e porta-vozes na imprensa, segurou tanto a dianteira como José Serra - agora, disparado, com 9 pontos na frente, como diz o Datafolha. A campanha dos botocudos (como diz o Amorim), professores terroristas também não surtiu efeito. FORA TERRORISTAS, FORA QUADRILHAS, FORA PT!!!
Estamos, com imensa dificuldade, vencendo a formidável máquina de propaganda, corrupção e bandidagem montada em torno ca candidatura-botox. Mas é preciso muito cuidado, pois eles mal abriram a sua caixa de maldades. Aí está a APToesp nas ruas, agredindo o governo de São Paulo, como um preúncio do que virá. Não será surpreendente se o anúncio da candidatura Serra vier a ser contemplado com manifestações do PCC ou dos internos da Fundação Casa. E, no mês que vem, teremos as "Farc brasileiras" (MST) atazanando o campo, com toda a certeza, particularmente em São Paulo. Tudo dentro do terrorismo eleitoral que o Partido da Bandidagem sabe manipular como nenhum outro partido no mundo.
Não vou ler mais nenhuma notícia sobre %. Não me interessa e não faz oputra coisa a não ser úlcera no esômago.
Lembrei da campanha do desarmamento, então...
pesquisa é papo mais que furado.
Dilminha querida,
peça aos ratos do teu partido que se reproduzam rapidamente, porque esse é o teu limite. beijinhos ...fofa!
Agora mesmo é que a tal "mídia isenta" vai acirrar a "luta de crasses". Não querem perder a gorda teta que jorra o abundante "leite público" em suas bocarras sedentas.
Acompanhe, Aluízio.
Vamos continuar mostrando ao Brasil esta desgraça chamada PT.Precisamos aumentar nosso poder de divulgação no norte-nordeste,reduto maior das hostes petistas.E após a vitória da democracia em outubro,vamos nos unir para defender as reformas que o nosso país tanto precisa.
Votarei no Mário de Oliveira no 1 turno e tenho certeza que o Serra vai ganhar ou no 1 ou no 2 turno. Tudo para eliiminar de uma vez a corja comunista!
Postar um comentário