O economista e ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, há muito tempo se dedica à análise das pesquisas eleitorais. Em seu ex-Blog, boletim diário que veicula pela internet, analisa os números do Data Folha deste final de semana. Com razão observa que essa pesquisa não traz novidade e já era previsível um crescimento da candidata lulista. E, ainda que tenha crescido com base numa superexposição na grande imprensa, parece que atingiu o limite.
Em contrapartida, José Serra continua liderando a preferência dos eleitores brasileiros, apesar de ter contra si todos os jornalistas da grande imprensa nacional e, ainda mais, pelo fato de que a rigor não está em campanha e o PSDB ainda não oficializou a candidatura do Partido, respeitando a lei eleitoral que pune a antecipação da campanha. Só não pune Lula que se transformou no mais novo ditador cucaracha e muito menos sua candidata botoxuda.
Leiam a análise de Cesar Maia:
1. Todos os cruzamentos e projeções em 2009 mostravam que Dilma cresceria na base da superexposição e companhia de Lula, e que chegaria, no início de 2010, aos 30%, de onde partiria a polarização com Serra. A pesquisa Data-Folha sugere que o PSB não vai dar sustentação a Ciro Gomes, e que esse não será candidato. E que Marina (com programa de TV recente) será paisagem nessa campanha, que tende a ser decidida no primeiro turno.
2. O DataFolha (24-25/02) dá a Serra 38% das intenções de voto, a Dilma 31%, e a Marina 10%. O Ibope (6-7/02) deu a Serra 41%, Dilma 28% e Marina 10%. O Sensus (25-29/01) deu a Serra 41%, Dilma 29% e Marina 10%. O Vox-Populi (14-17/01) deu a Serra 38%, Dilma 29% e Marina 8%. Portanto, tudo dentro rigorosamente da dita margem de erro. O óbvio e esperado crescimento de Dilma em pesquisas se deu no correr de 2009, pela superexposição e transferência possível de Lula.
3. Em 2010, o quadro está estabilizado. Elas por elas com Serra 40%, Dilma 30% e Marina 10%. O fato de Ciro e Dilma -quando se inclui Ciro- ficarem estacionados, é mais uma prova disso.
4. Curiosamente, o DataFolha diz que cresceu o percentual de eleitores indecisos na pergunta não estimulada: eles são hoje 58%, contra 47% no Datafolha anterior. E informa que a vantagem de Serra no Sudeste teria caído de 22 para 14 pontos. Isso ainda há que se comprovar na série, pois a margem de erro por região é pelo menos o dobro da nacional. Mas esse deve ser um alerta para Serra em Minas+Rio, que respondem por 20% do eleitorado.
5. A aproximação no segundo turno da pesquisa DF só corrobora que a eleição será mesmo plebiscitária e tende a ser decidida no primeiro turno, sem Ciro, claro. Quando o eleitor se aperceber disso, fará o voto útil ainda no primeiro turno, minimizando a intenção de voto em Marina.
segunda-feira, março 01, 2010
SERRA CONTINUA NA FRENTE. LEVA NO 1° TURNO
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest


Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Prezado Amorim,
Infelizmente, esta análise que você publica está redondamente enganada. O Cesar Maia está tapando o sol com a peneira. Visivelmente, a comunistinha está crescendo. Como ele pode dizer que a Dilma está estacionada, se cresce a cada pesquiisa? Basta ver o gráfico.
Está na hora de pararmos de nos iludir. Se não fizermos nada e continuarmos cometendo esses erros políticos, nós vamos perder mais esta eleição. E, aí, serão mais 8 ou 12 anos de esquerdismo sobre nosso lombo, com isso tudo que temos visto: bolsa familia pros vagabundos, prouni universidades públicas e gratuitas pros folgados, passeios do lula pela áfrica, desvinculação de nosso histórico parceiro internacional (EUA), crescimento da petrobrás etc.!
O problema é que nós não temos candidato decente. Creio ter sido um erro o fato de nós, da centro-direita, termos confiado em um egresso de uma organização comunista (a Ação Popular -AP) que é o Serra. Agora temos que pagar por isso. Se não tivéssemos tido, durante anos, vergonha de ser de direita, hoje teríamos uma liderança séria construída. Mas, o que temos? Um ex-comunista vacilante e medroso, que não tem coragem de enfrentar o lula. E a opção? Um playboy mineiro que é outro vacilante, tão covarde quanto o primeiro, que fica fazendo paparicos ao lula e sua zumbi?
Perdoe o tom desta mensagem, mas estou, realmente, desacorçoado. Mais uma vez, vamos deixar tudo ir por água abaixo...
Postar um comentário