O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira, 1º, que enviará um hospital de campanha, equipes de comunicação, sistemas de purificação de água e outros tipos de ajuda ao Chile, após o terremoto do sábado passado que deixou mais de 700 mortos no país.
"Estamos mobilizando essa ajuda agora mesmo e vamos enviá-la ao Chile o mais rápido possível", disse em uma coletiva de imprensa o porta-voz do Departamento de Estado, Philip J. Crowley.Segundo Crowley, o pedido de ajuda do país andino foi atendido há pouco, após uma conversa entre o embaixador dos Estados Unidos em Santiago, Poul Simons, e autoridades chilenas.
Estamos prontos para ajudar nossos amigos no Chile no que precisarem", destacou Crowley, ao informar que a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, na sigla em inglês), decidirá se as equipes de resgate que irão para o Chile serão provenientes do setor privado ou do Pentágono.
Telefones e equipamentos tecnológicos para avaliar o alcance dos danos em todo o território chileno também poderão ser enviados.
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, transmitirá uma mensagem de solidariedade ao Chile ao se reunir nesta terça-feira com a presidente Michelle Bachelet e com o chefe de Estado eleito Sebastián Piñera, que ainda não assumiu.
As autoridades chilenas continuam contabilizando os danos, mas estima-se que aproximadamente seis regiões do país foram afetadas pelo sismo de magnitude 8,8.
O embaixador do Chile nos Estados Unidos, José Goñi, convocou uma coletiva de imprensa na qual agradeceu a oferta "generosa" do governo e povo americanos para os danificados pelo terremoto.
O diplomata confirmou que o tremor causou a morte de mais de 700 pessoas e que esse número aumentará com o passar do tempo.
Goñi também reiterou que o Chile pediu aos Estados Unidos hospitais de campanha, geradores de energia, usinas de purificação de água, equipes médicas e de resgate, telefones, sistemas de diálise e barracas para os desabrigados. Do site do Estadão
3 comentários:
O Evo Morales declarou que vai doar a metade do salário dele para ser repartido entre o Chile e o haiti.
Tá vendo como vale a pena pagar bem um presidente desses. Agora ele vai solucionar o problema dos dois países.
Rsrsrsrsrs!!!!!!
tô na área
Alô Escathopoles
Se buscar na net,saberá que o Índio bolivariano reduziu o salário dele (no papel)para um valôr simbólico logo que assumiu na primeira eleição,assim que vai mandar uma BANANA para O CHILE.
fui....
Aluizio,
Mesmo não sendo um Post adequado para o tema que vou postar aqui, peço sua complacência, pois se trata desse "Sistema Mutante".
Não faz muito tempo, Lula esteve na Russia, antiga URSS, para se Unir e reunir com o Prezidente russo, mais o da India e China comunista aos quais, os esquerdas daqui, são íntimos amigos, para discutir a "Nova Ordem Mundial", como definiram. Porém, quando Lula falou em substituir o Dólar por moeda prória do Grupo dos Qudros Quatro, o Prezidente da India esbravejô e o assunto foi interrompido.
Depois das Crizis Cruzis Cruzadas terem sacudido o Capital, chamado de Capitalismo, o tema retorna, mas dessa vez, no âmbito dos Juizes, para unificar o modus julgandi de Gandi. Chegam ao Brazil, os Juizes da Russia, India e China para abertura do Primeiro Programa de Magistrados do Fórum Bric de que Lula participou na Russia.
Por não entender o que está acontecendo, só vão saber depóis que dezabá tudo com os chamados de "militantes" quebrando tudo.
Veja a segtuir: Consultor Jurídico.
Gilmar Mendes recebe juízes da China, Índia e Rússia.
Cinco juízes estrangeiros se reuniram com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, para a cerimônia de abertura do 1º Programa de Intercâmbio de Magistrados do Fórum Bric – Brasil, Rússia, Índia e China. Na manhã desta segunda-feira (1/3), aconteceu a cerimônia de abertura do evento. A ideia é que juízes desses países conheçam as respectivas estruturas do Poder Judiciário.
De acordo com o ministro Gilmar Mendes, o Brasil ocupa lugar de destaque no âmbito do Poder Judiciário. O país vive uma das maiores democracias vitais e ativas do mundo. “Temos que nos integrar mais e mais nesse processo de cooperação”, declarou Gilmar Mendes.
Outro motivo para o encontro é que o Brasil sediará o Encontro Mundial de Cortes Constitucionais, no Rio de Janeiro, em janeiro de 2011. O ministro afirmou que o país tem um Judiciário bastante diferenciado e independente com a concepção de autonomia administrativa e financeira muito acentuada.
Os visitantes percorrem os tribunais superiores e participam de palestras e colóquios até o próximo dia 12. Eles conhecerão o processo virtual, o papel da Justiça Eleitoral, com um sistema de votação moderno e eleições seguras e também a TV Justiça. A emissora desperta interesse nos visitantes de outros países por causa da transmissão ao vivo das sessões plenárias.
O intercâmbio também é coordenado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). “Creio sinceramente que isso vai evoluir para a congregação de outros países na área da cooperação judiciária internacional”, afirmou o ministro Fernando Gonçalves, presidente da Enfam. Com informações da Assessoria de Imprensa do Supremo Tribunal Federal.
Postar um comentário