TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, abril 24, 2010

JORNALISTA GAÚCHO VIVE HORROR NA BOLÍVIA

Botocudos bolivianos cercaram veículos dos turistas: horas de horror
Foi, sem dúvida alguma, um dos piores dias da minha vida. Por nove horas, na última terça-feira, eu e outros 90 turistas estrangeiros, viramos reféns de manifestantes e sofremos ameaças, passamos fome e frio e nos defrontamos com a intolerância e o desrespeito aos direitos do próximo, em um episódio que expõe a insegurança e a ausência do Estado na Bolívia do presidente Evo Morales.

– Foi aterrorizante – resumiu um companheiro de infortúnio, o moçambicano Ricardo Pereira, 24 anos, que, com a namorada, a portuguesa Pia Carona, 25 anos, viaja do Uruguai ao México e não pretende voltar tão cedo à Bolívia – possivelmente, jamais retornará.
O drama da terça-feira começou às 14h, no segundo de quatro dias de uma excursão pelo altiplano do sul da Bolívia, cujo ápice seria a visita ao magnífico salar de Uyuni. Em um Toyota Land Cruiser branco da agência de turismo Estrella del Sur, eu e mais cinco turistas havíamos acabado de deixar a lagoa Hedionda – como indica o nome em espanhol, bastante fedorenta, devido ao enxofre –, em cujas margens havíamos almoçado, quando deparamos com um bloqueio de manifestantes na estrada de terra.

Rapidamente, dezenas de metros atrás, outro grupo desceu de uma caminhonete e espalhou pedras pela rodovia, bloqueando o nosso e outros veículos lotados de turistas. Não parecia preocupante. Sabíamos que a região era palco desses bloqueios, mas as agências garantiam que os guias seriam capazes de evitá-los, usando desvios. Além disso, imaginávamos que seríamos liberados com rapidez. Leia MAIS

MEU COMENTARIO:
Mas Lula e seus sequazes e a maioria dos jornalistas brasileiros e seus sindicatos apóiam o índio de araque e afirmam que Evo é vítima da burguesia...hehehe...


EXTRA! CLIQUE AQUI VEJAM ESTE RELEASE DA AGÊNCIA BRASIL DEFENDENDO OS BOTOCUDOS DE MORALES

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

Foto do site do Diáriao Catarinense

Nenhum comentário: