TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, abril 26, 2010

O JOGO ELEITORAL SEM PRESENÇA DE CIRO

No seu Ex-blog desta segunda-feira, boletim diário do ex-prefeito Cesar Maia, há uma análise a respeito da saída de Ciro Gomes do páreo sucessório. Maia acredita que a ausência de Ciro nessa contenda interessaria aos dois principais postulantes, Serra e Dilma. O ponto de vista de Cesar Maia faz sentido. Mas a julgar os resultados das sondagens eleitorais dos diversos institutos parece que os votos de Ciro migram com mais facilidade para o candidato tucano. Leiam:

1. Ciro, em sua entrevista bumerangue, disse que se Dilma-Lula e Serra querem que ele saia, um dos dois está errado. Não é bem assim. O resultado da eleição não é pré-definido por fatos que possam ajudar uma ou outra candidatura. Esses compõem o cenário. Mas a coreografia dependerá da performance de cada um em campanha.

2. Pelo lado da Dilma, a entrada de Ciro seria caótica, pois ele tiraria votos dela exatamente em sua área mais forte, o Nordeste. Além disso, pelo fato de Ciro ser performista e Dilma ser acinzentada, o tempo de cobertura e a centimetragem de campanha seriam deslocados dela para ele. É fato que se garantiria o segundo turno, mas Serra passaria com uma diferença grande ao segundo turno, dificultando a aproximação dela.

3. Já Serra, com Ciro, que carrega uma mágoa do PSDB, seria o alvo dele, em especial em relação à agressividade de Ciro nos temas econômicos. Para Serra, melhor é uma eleição com pouca espuma. E com a inexperiência inicial de Dilma, cresceria a probabilidade de ele vencer no primeiro turno, como este Ex-Blog tem apontado.

4. Portanto, não há contradição pelo fato da ausência de Ciro interessar igualmente a ambos, Serra e Dilma.

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

Nenhum comentário: